السبت، 13 فبراير 2021

Dica como fazer sombra na letra com o gimp

Colocar sombra nas palavras e bem fácil de fazer

Sombra no texto como fazer de forma profissional, nada de duplicar camada e tirar o brilho da camada de baixo, chega de ficar posicionando elementos de forma errada, Vou te mostrar neste tutorial, uma método simples e muito profissional que uso nos meus trabalhos, con certeza vai te economizar um bom tempo, esforço e deixar seu trabalho muito mais elegante.

Uma dor de cabeça que sempre tive era fazer sombras no editor de imagens, a única  forma era duplicar objetos, tirar o brilho da camada de baixo, ate ficar escuro, mas isso e muito trabalhoso. Porem numa atualização do Gimp mudou tudo, agora com um filtro especifico eu posso fazer em poucos passos o que era bem trabalhoso.

Como fazer ?

Crie uma nova imagem do tamanho que precisar, usarei 800x400 para uma imagem horizontal de qualidade razoável.

Criando imagem gimp 800 x 600

Coloque um texto do tamanho desejado, eu coloquei um texto com poucas palavras e tamanho da fonte bem grande 350px.

Para adicionar sombra basta clicar no menu Filtros, na lista de filtro que expandiu você clica em luz e sombra, e por ultimo na lista de edição de luz e sombre que expandiu você clica em  em Sombra projetada.

Quando clicar vai aparecer um menu com varias opções, vou citar um por um numa lista para entender melhor que ele significa.

Sombra projetada

Sombra projetada
 
1 Armazenadas. O primeiro item da lista serve para selecionar as edições que foram feitas anteriormente no histórico para aplicar novamente no novo texto.
 
2 Barra de Deslocamento do sombreamento. Estas barras são para deslocar a sombra na Horizontal e Vertical, assim posicionar a sombra na tela. do nado tem um a corrente que e para bloquear e desbloquear se as barras seguem paralelas ou individuais.

3 Raio de desfoque. O raio de desfoque e para espalhar a sombra e ter um aspecto mais suave.

4 Cor. Em cor abre o color picker para selecionar a cor que precisar na sombra.

5 Opacidade. aqui e onde você escolhe no nível de transparência da imagem.

6 Slitview. Serve para ativar uma divisão na tela para ver uma parte com efeito e outra sem, serve para fins de monitoramento do seu trabalho.
7 Pré-visualisação Ativado mostra seu trabalho em tempo real sendo feito, desativado mostra sem o efeito, ajuda muito fer o antes de depois se ainda não tiver aplicado o filtro.

Vamos praticar ?

Para você ver como o filtro atua abra ele no seu texto e coloque as seguintes opções
 
  1. Na barra de deslocamento do sombreamento coloque o calor 12,000 nos dois assim a sombra fica só um pouco abaixo e a direita da letra.
  2. No desfoque você coloca apenas 4,00 assim teremos um leve espalhamento na sombra.
  3. Cor deixe preto mesmo.
  4. Opacidade pode deixar 0.800, assim a sombra fica levemente transparente.
  5. Agora clique em ok para confirmar.

Sombra no textom tutorial
O resultado e uma letra com uma sombra leve e bonita, vale lembra que a sombra pode ser de qualquer cor, e a distancia as configurações e de acordo com sua necessidade. 
 
Site para baixar o gimp: 
https://www.gimp.org

ليست هناك تعليقات:

إرسال تعليق

أرشيف المدونة الإلكترونية