الخميس، 29 يوليو 2021

Escolinha de programação

 Escolinha de lua do José

Uma escolinha muito legal para quem gosta de se divertir programando.
Usando as escolinha do Minetest no servidor Bigworld e os mods Messecons, Digiline e Led Marque é possível aprender logica de programação brincando dentro dos servidores.
Com isso tive a ideia de Fazer uma escolinha para os jogadores compartilharem códigos em lua e aprenderem outros mais.

minetest escolinha

Como funciona ? 

O jogador pode fazer projetos no patio da escola e também ler os livros da biblioteca, assim podendo aprendendo com novos modelos e ensinando com os seus também. na porta tem algumas ideias prontas que fiz, o jogador pode ler e executar o projeto. dois exemplo são mostrar as hora numa tela e mostrar o estado de um porta logica quando modificada.

minetest escolinha2
Com um simples código para escrever no " Controlador Lua " e possível mostra data e hora do servidor na tela para os jogadores no Led Marquee, basta pegar os valores de do relógio com este pedaço de código sem as aspas e tera a hora para mostra na tela.

 

"interrupt(5)
dt= os.datetable()
textosaida= string.format("%02i:%02i %s", dt.hour,dt.min,"")
digiline_send("josepainel1",textosaida) "

 

Na primeira linha temos um "interrupt" que faz o código executar com atraso a cada tempo descrito, no caso usei 5. A variável "dt" que recebe os valore de data horas do servidor, a variável "texto saida" que recebe no formato de texto somente as horas "sem a data ", e por ultimo o "digiline_send("","") " que envia uma mensagem para o "josepainel1" que sao as telas do Led Marquee as horas que estão em forma de texto na variável "texto saida".

Veja na foto como ficou a ligação do controlador lua sem o fio azul "Digilines", assim como Arduíno os Mesecons tem um controlador.

Escola minetest

Outro caso e o código que mostra o estado da porta D do controlador lua na tela de lcd.

 

 " interrupt(5)
if (pin.d) then
digiline_send("josetela2","Porta 'D' Ligada")
else
digiline_send("josetela2","Porta 'D' Desligada")
end "

 

Com o código acima e possível ver em tempo real o estado da porta D do controlador lua, Temos mais uma vez um um atraso no interrupt, apos isso  inicia a condicional. Se a porta D estiver recebendo energia, então a "josetela2" ira mostra um menagem "Porta 'D' Ligada", se não,  a "josetela2" ira mostra um menagem "Porta 'D' Desligada". Assim com uma logica simples temos o estado da porta D na tela de lcd.

test de porta logica

Dentro da biblioteca fica os livros com os códigos e mais dica com por exemplo trocar a cor das letras nas placas e etc, com algumas placas fica marcado cada cessão.

test de porta logica

 Sala da diretoria para meu conforto pessoal, e armazenar notas e assuntos pessoais.

minetest gabinete

Primeira sala e aula com carteiras grandes e louça para escrever recados, não e utilizável, mas reforça o visual do ambiente para aprendizado.

Sala de aula

Links: Mesecons   Digilines, Minetest,ContentDB, Videos, minetestdicas, Telegram1


الجمعة، 23 يوليو 2021

Construcoes Bigworld

Minetest Construções Minhas no Servidor Bigworld 

Mais de um ano jogando minetest em servidores, deu pra fazer muitas construções, o servidor que mais dediquei foi o Bigworld, com vários mods e recursos de construção de u para fazer um visual bonito e satisfatório de fazer. Alem de minha casa, tem varias estatuas, brinquedos e praças de passeio. veja algumas imagens.


Jose frente da casa
Frente da minha casa agora virou um predio


Minetest Nave
Minetest Nave e cidade aérea bigworld

Boneco gigante
Boneco da minha skin do lado da minha casa

Bigworld Entrada
Entrada vista ampla

chafariz
Entrada da praça do lado da minha casa

Exchange shop
Exchange shop da praca

posto de gasolina
posto de gasolina e cachorro gigante

visão aérea
josegamestest visão aérea do shopping

abelha gigante
Visão aérea da abelha gigante minetest

caminhao e logo

construcoes
Visão aérea da lateral

praça de sakuras
Visão aérea da praça de sakuras bigwolrd

praça de sakuras
Praça de sakuras bigwolrd

praça bigworld
Nova praça

Panda gigante
Panda gigante

igreja
Entrada da igreja

praça da igreja
Praça da igreja

porta da igreja
Porta da igreja

predio biglinux
Prédio Biglinux

Como instalar SoundFont no lmms

 Lmms instalando SoundFont

Fazer aquele som com aquela qualidade de encher os ouvidos e muito mais que sequencias de notas legais,  pra ter um som de qualidade também e necessário Plugins de qualidade, vamos falar então vamos  falar do soundfount e porque usar eles.

lmms imagens

 Quando falamos de plugins vem a mente logo os VST, que são uma interface desenvolvida pela Steinberg para utilizar processamento de sinais digitais numa DAW especifica, ou LADSPA que na verdade e uma API de Plugins projetado para Linux e outras plataformas e uma alternativa bem aceitavel.

Para ter uma seleção de instrumentos bons para seu trabalho, muitas vezes usa-se de baixar os plugins de sintetizadores e montar na sua DAWN (Digital Audio Workstation) porem temos uma opção ainda a explora que e, importa os timbres dos instrumentos a partir de um arquivo de áudio ja processado, são as amostras de audio, exemplo ter um som de piano sem ter um piano, podemos usar um processador de efeitos de piano, e acertar o timbre do instrumento que precisarmos, ou entao  usar soundfount que tem em um pacote extensos arquivos de áudio gravado com os timbres de cada nota de cada instrumento para um fim especifico em formatos. isso para fazer aranjos ajuda muito pois voce tem ideia de cada instrumento para ser usado na musica que esta produzindo

Uma dica e baixar os pacotes com a boa qualidade que precisar, mesmo que você for mexer nos arquivos para acertar alguns parâmetros de acordo com seu projeto, não precisar reinventar o timbre. igual os processadores de áudio para depois chegar no ponto que precisa, isso da um padrão de qualidade mais próximo do real sem depender apenas de presets de terceiro numa simulação, mais uma vantagem tambem e ganhar mais tempo para trabalhar em outros pontos do projeto.

Para baixar seus pacotes SoundFount e SFZ files você pode pesquisar na internet, tem vários site muito legais, leia a licença de cada pacote para saber o que você pode fazer com eles.

Exemplos de sites co sound fount

 Musescore 

 

LMMS amostras

Um passo muito importante e instalar esse pacotes no seu programa, porem isso não e problema, e necessário para isso conhecer a ferramenta que usa, O LMMS e muito simples de lidar e para instalar o sound fount basta baixar o arquivo soundfount e extrair o pacote para a pasta pronto do LMMS

Veja como achar a pasta de amostra e soundfount do lmms

Primeiro clique no menu editar depois em opcoes

lmms imagen
No menu que abrir clique no icone de pasta e veja em Diretório SF2 o caminho onde esta a pasta para colocar os soundfonts, E a baixo esta a de amostras de som.

lmms diretorio

Pelo fato das pastas estarem próximas, elas podem ser gerenciadas com melhor facilidade

apos colocar seu sf2 e suas amostras no programa agora executa-los e simples

No LMMS existe o tocador de sf2  o SF2 Player

lmms sf2

E um player embutido no lmms, basta clicar na pasta rosada e escolher o arquivo com instrumento de sua escolha.

Ja o tocador de amostras e o AudioFileProcessor

lmms instrumento

Da mesma forma que o SF2 player só clicar na pasta e carregar o seu áudio na pasta de amostras.

Com esses recursos da para executar o áudio com mais alternativas de sons para sua eventual necessidade.

Arduino controlador mid caseiro lmms

Como fazer um controlador mid caseiro

Sempre quis um controlador mid mas e muito caro, mesmo uma ferramenta simples fica muito caro,  porem com Arduíno da pra resolver isso, além de barato não precisa saber programar e nem ser um expert no assunto de mid ou eletrônica.

arduino projeto

Os componentes do Arduíno são baratos, porem ao somar o presso de cada, o projeto pode começa ficar caro, então e bom ter em mente o que precisa fazer, neste tutorial o foco e preparar o ambiente para você conseguir fazer seu projeto funcionar, agora o que ele vai fazer basta você escolher.

Primeiro você vai precisar de um Arduíno, eu recomendo começar com Arduíno Uno ou Arduíno Mega, pois são os únicos que já experimentei. Ate o momento evito recomendar uma loja, a compra por enquanto e por sua conta em risco,

Umbox do Arduíno mega


Depois você vai precisar de uma biblioteca mid para programar seu Arduíno, usei esta aqui Biblioteca mid.

 Para seu Arduino conversar com o computador pasta conectar o usb, porem para que o programa mid do Arduíno controle os programas você precisa de um tradutor, eu uso o Hairless MIDI <-> Serial   tem vercao LinuxWindows e Mac OS X.



أرشيف المدونة الإلكترونية