الخميس، 22 ديسمبر 2022

Um pouco sobre PNGTube e mais algumas ideias legais pra usar

Estou testando fazer PNGTube

Proposta

"Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje eu trouxe uma postagem muito legal. Vou evitar falar sobre conteúdo em si, porem vou mostra um vídeo que usei com animações de imagens em formato PNG. Estou testando fazer a animação acontecer de acordo com minha fala, achei muito simples de gravar o vídeo, porem o personagem e mais difícil de construir, usei vários frames renderizados com Blender para tentar passar um visual igual do meu canal do youtube, e a qualidade das animações fica incrível mesmo com apenas poucos frames pra cada expressão.

Foto png_tube com texto png_tube em vermelho e um personagem do canal josegamestest

Um pouco do que e PNGTube

Pra quem não sabe o PNGTube e um recurso de animar uma avatar a partir de  imagem onde ela se comporta como um personagem na historia que se passa em vídeo, focado muito no publico mais jovem, exemplo você pode fazer uma historia e contá-la com seu personagem na tela, A maioria tem Minecraft como fundo do vídeo, eu resolvi apelar e fazer um avatar e colocar no lugar da minha webcam, e ate gostei.

Nem tudo são flores

Na hora de gravar e bom ficar atento nas mudanças, como estou fazendo agora não sabia fazer as mudança na hora certa, devido a pouca experiencia, porem acho que da pra pegar o jeito rápido, no começo deu umas atraso, mas no final alguns ficaram ate sincronizados, da pra colocar humor, tristeza, medo e outras coisa, o mais legal que gostei e que o personagem anima e acordo com a minha intensidade de áudio do microfone, tudo acontece na hora e em tempo real.

Programa bom

O programa usado foi o VeadoTube, foi o melhor ate agora pra fazer 2d, da pra gera seu avatar fora e importa com ele, não e apenas programa, e sim uma coleção de ferramentas muito boa, pode haver muitos por ais bons, porem o que mais deu certo foi este.

Espero que essas informações sejam úteis! Se você tiver mais dúvidas ou precisar de mais ajuda, sinta-se à vontade para perguntar. Então, se vocês quiserem saber mais sobre essa ideia loca a partir do PNGTube, é só assistir o vídeo. Vamos lá?



Jogos estilo Subway Surfers corrida infinita (runner) alternativas

Um pouco sobre jogos do tipo runner

De onde vem a fama

Os jogos do tipo corrida infinita (runner) estão em alta a um bom tempo, a ideia não e nova porem tem alguns que se destacaram. São um tipo de jogos de plataforma e ação,  o jogador precisa corre constantemente para a direita ou pra frente e precisa evitar obstáculos, tem vários item pra serem  coletando pelo caminho. Esses jogos geralmente e preciso fazer uma boa pontuação enquanto corre por o maior tempo que conseguir. Essa  mecânica ficou popular em jogos de dispositivos móveis, e pode ser encontrada outros jogos de outras plataformas, como exemplo os consoles e computadores. Ela tem sido utilizada em diversos gêneros de jogos como os de de ação, plataforma, tiro e até mesmo estratégia. Os jogos de corrida infinita tendem a ser simples e acessíveis, mas também podem ser desafiadores para os jogadores que buscam superar suas próprias pontuações e se comparar com outros jogadores. Eles podem ser uma opção divertida e viciante com desafios rápidos e dinâmicos. Veja alguns na lista.

Jogos runner image direita temple runner e esquerda subway surfers


Jogo2d 

Canabalt (2009) e o Monster Dash são jogo de plataforma simples, no qual quase sempre tem a mesma ideia, o jogador controla um personagem e tem de faze-lo pular e evitar obstáculos enquanto a câmera se move para a direita de forma contínua alguns inclui um sistema de recompensas diárias, que permite ao jogador desbloquear novos personagens, decorações de cenários e power-ups.

Jogo 3d

O jogo Temple Run foi um dos primeiros jogos de corrida infinita a se tornar popular no mercado de dispositivos móveis. Lançado em 2011, inspirou muitos outros jogos no mesmo gênero, incluindo o Subway Surfers. O jogador controla um personagem que tenta escapar enquanto corre pra frente. O jogador deve evitar obstáculos, coletar moedas e power-ups, e tomar decisões rápidas para aumentar a pontuação. Apesar de ter sido um dos primeiros jogos de corrida infinita, Temple Run ainda é muito popular e recebe atualizações regulares com novos conteúdos e desafios. Além disso, o jogo também foi adaptado para outras plataformas, como consoles de videogame e dispositivos de realidade virtual.

Mods

O Subway Miner é um mod para o jogo de construção e sobrevivência chamado Minetest. Ele adiciona elementos de um jogo de corrida infinita, permitindo que os jogadores controlem um personagem que tenta escapar de um trem enquanto corre por um túnel subterrâneo. inclui elementos comuns aos jogos de corrida infinita, como obstáculos que o jogador deve evitar e power-ups que podem ser coletados durante a corrida. Além disso, ele permite que os jogadores personalizem seus personagens com itens e roupas diferentes. E opcional para o Minetest e pode ser baixado e instalado pelos jogadores que desejam adicionar essa funcionalidade ao jogo. Ele é um exemplo de como os elementos de corrida infinita podem ser incorporados a outros jogos e gêneros.

Conclusão

Jogos de corrida infinita pode ser uma maneira divertida e desafiadora de passar o tempo. Oferecem uma mecânica simples mas acessível e são uma opção útil para aqueles que procuram desafios rápidos e dinâmicos. Além disso, os jogos de corrida infinita têm uma variedade de gêneros e estilos, o que os torna acessíveis a um amplo público. No entanto, é importante lembrar de se exercitar moderação ao jogar esses tipos de jogos. É importante fazer pausas regulares e garantir que a atividade de jogo não interferirá na vida diária ou nas responsabilidades. Além disso, é importante lembrar de se divertir e não se pressionar demais para atingir objetivos ou superar pontuações.

Inteligencia artificial como foi minha experiencia com ChatGPT da OpenAI

Estou testando a OPENAI ChatGPT

Estou testando a OPENAI, e logo meu primeiro teste tentei chegar nas bordas da situação, sem ir muito a fundo fiz perguntas e tentei ser bem transparente, percebi que existe grande facilidade em ser quebrada, uma vez que preciso treinar-la pra alcançar algum resultado, porem mesmo com treinamento constante  os acertos são difíceis e com varia anomalias.

Imagem de um fundo amarelado e o rosoto de um robo representando a IA

Toda vez que eu tratar de  "Inteligencia Artificial", utilizarei o termo IA ou AI.

Um pouco sobre IA e o porque da fama

A inteligência artificial (IA) é um campo da tecnologia dedicado em criar sistemas de computador capazes de realizar tarefas que normalmente requerem pessoas inteligentes, como raciocinar, aprender e tomar decisões. se tornou cada vez mais popular e está presente em muitas áreas, como assistentes de voz, sistemas de recomendação e até mesmo carros autônomos. Um dos principais motivos da fama é o avanço tecnológico, que está permitindo que os sistemas de IA sejam cada vez mais poderosas e capazes de realizar tarefas complexas. está sendo amplamente utilizada em várias indústrias, como saúde, transporte e finanças, o que a torna mais visível para o público em geral. Pode ajudar a resolver alguns dos problemas mais pressionantes do mundo de hoje, como a mudança climática, a falta de recursos e a crescente complexidade das sociedades humanas. A IA pode ajudar a analisar grandes quantidades de dados e tomar decisões mais precisas e rápidas do que os humanos, o que pode ser particularmente útil em situações críticas. Além disso, a IA também pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas e permitir que os humanos se concentrem em tarefas mais criativas e complexas, o que pode melhorar a eficiência e a produtividade em várias indústrias. Bom pelo menos esta e a proposta ate agora. 

No entanto, é importante lembrar que a IA também traz algumas preocupações e desafios. Uma das principais preocupações é o fato de que a IA se propõem eventualmente superar a inteligência humana e criar riscos para a segurança e a privacidade. Além disso, a IA também pode criar desigualdades econômicas se não for usada de maneira responsável e justa. Portanto, é importante considerar cuidadosamente os prós e os contras da IA e garantir que ela seja usada de maneira responsável e ética, conhecendo um pouco da natureza humana e dificuldade considera essa parte.

Em resumo, a inteligência artificial está se tornando cada vez mais famosa nos dias de hoje devido ao avanço tecnológico e à sua capacidade de ajudar a resolver alguns dos problemas mais pressionantes do mundo, e fazendo as pessoa acreditar em sua promessa a partir dos resultados em sua prestação de serviços. No entanto, é importante considerar cuidadosamente os prós e os contras.

O começo

Fiquei uns minutos e já percebi as falhas na IA, o que e obvio, com 5 perguntas o sistema quebrou me integrando resposta com muitas contradições, travamentos constantes, 8 a cada 10 perguntas ela parava de escrever do nada. O negocio e pensa fora da caixa e não tropeça nos termos, na hora de escrever tem de ser especifico e entregar detalhes a nível do assunto, acredito que teremos pessoas que simplesmente serão ignoradas pela IA na hora de ajudar resolver problemas, estou naquele ponto que ela a diz não poder resolver o problemas e dar apenas da uma sugestão, porem a sugestão dela caba sendo o código completo e as vezes com erro, em casos mais complexos que e a maioria das vezes não entregou quase nada.

Vou mostra aqui os resultados dos meus estudos neste tempo aqui neste blog, porem já adianto que e preciso ensinar mais que aprende com essa engenhoca. Este e o foco.

Limites

A primeira coisa que percebi foi a presença de chats separados, achei estranho e logo percebi que pra cada chat tenho de passar um treinamento diferente, e cada treinamento e difícil de contornar, a dificuldade maior e que a própria IA tem Muita dificuldade em se adaptar, veja o exemplo

1 Tem acesso a internet?

Perguntei no primeiro chat se ela poderia resolver um assunto na internet, ela disse não ter acesso a internet, depois passei um link e pedi pra falar sobre, ela me entregou resposta sobre se contradizendo, obvio que ela pode ter acesso a internet, depois fiz alguns testes e deram positivo ao que eu já suspeitava, alem de ter acesso a internet, agora ela pegar e resolvia problema com conhecimento adquiridos da mesma forma. resumo talvez não tinha e nem me recomendou tentar nada a respeito, tive de mostrar a possibilidade pra então receber algum resultado.

2 Dificuldade de se adaptar 

Fiz novos teste de assuntos parecido, um exemplo e o "bigbasview", que foi tratado como a interface de renderização e tudo bem ate aqui, porem no ouro chat ela já respondeu outra coisa, se referiu assim,  "Desculpe, mas eu não estou familiarizado com o termo "bigbashview". É possível que você esteja se referindo ao BigBlueButton, que é uma plataforma de videoconferência.." detalhe neste segundo chat ela já havia me recomendado o BiBLueButton para fazer manutenção em servidor e implementar recurso pra isso, o que não me parece certo, pois se trata de uma plataforma de videoconferência. ou seja se for treinada pra uma tarefa especifica, tem dificuldade de se adaptar a tarefas similar, eu acredito ate que esteja apenas forçando o uso de um recurso especifico no qual já foi treinada.

3 Parando sempre

Pedi para escrever alguns mods de minetest, ela entregou bons mods porem simplesmente ela parou de escrever o código varias vezes, e quando questionei o porque travava tanto, recebi a resposta que ela não travava, simplesmente parava de escrever o código quando não estava achando um resultado logico para o problema. Porem isso ai e desculpa, pra mim se não deu resultado e porque não soube fazer ainda, mesmo insistindo por horas não fez o código completo que pedi.

4 Falando em inglês

Sempre que pergunto logo me responde em português, porem quando passei uma fonte de dados para ser usado como referencia escrito em inglês na internet, ela me deu a resposta também em inglês, quando questionada me respondeu que se eu quero respostas em português devo perguntar em português, sendo que estava perguntando em português, e o link estava a duas mensagens anteriores.

Acredito que não resolve muito, da pra fazer muita coisa fácil exemplo do código que coloquei no Github de grava áudio no terminal com BASH

Feitos recente

Consegui fazer 3 mods para o servidor josewolrd do Minetest,escrevi um gravador de áudio no terminal, escrevi alguns códigos em html e mais informações detalhadas sobre duvidas e pesquisas.

Conclusão

Vi que a OPENAI pode ser muito boa, da pra fazer atividades muito interessantes ate mesmo pra o aprendizado e bom experimentar, por ter uma biblioteca de recursos pode ser mais rápido que buscadores algumas situações exemplo: avaliação de desempenho e geração de conteúdo. percebi que o usuário precisa ensina-la o caminho, porem com tempo chegam os resultados, e para projetos avançados e bom ir com calma, se fazer e difícil treinar uma IA pra fazer e mais ainda. O melhor e ir testando e achando o uso pra suas real necessidade.

O ChatGPT pode ser testa e quem sabe ate usado como  ferramenta para criar sistemas e assistentes de chat, chatbots e outras ferramentas de conversação, Com este modelo pode ser capaz de gerar respostas naturalmente escritas e pode ser integrado facilmente em aplicativos e sistemas através de sua API, o modelo pode ser muito útil se testado quem sabe até  usado em muitas áreas, incluindo atendimento ao cliente, apoio técnico e treinamento.

الثلاثاء، 6 ديسمبر 2022

Como jogar com sapo no Minetest

 

Sapo do minetest

Parece que temos o primeiro anuro do Minetest, Eu sempre quis fazer um bichinho que poderia nascer, crescer e se tornar adulto, esse sapinho e tipo isso ele tem metamorfose quase completa que sendo implementada, totó e o nome do primeiro do tipo a pisar em servidor. São simpáticos e inofensivos, me inspirei diretamente no sapo do minecraft. eu quero fazer eles diferente porem resolvi tratar com igual, pelo fato do meu servidor ser muito parecido com minecraft, 

Imagem de um sapo no mapa com um jogador vestido de preto

Anuro

Os anuros são membros de grupos de anfíbios com vida aquática e terrestre, eles nascem na água e quando crescem sofre metamorfose e na vida adulta se tornam terrestres. Os sapos são exemplo de animais que pertencem a classe deles, nascem na água na forma de ovos, que se tornam pequenos embriões, depois viram girinos, passa por uma fase com calda e pernas e no final se tornam sapos na faze adulta. Abaixo temos uma simples ilustração das fases do sapo no começo e são ovos, embrião, girino, sapo jovem com calda e por ultimo na faze adulta de torna um sapo. Resolvi colocar este material complementar pra ajudar no  aprendizado, sempre tive muita curiosidade neles e achei uma boa oportunidade pra realizar isso. 

Uma imagem contendo o ciclo da metamorfose do sapo e da rã no crescimento

Vídeo Animação

Nascimento

Estava pensando em fazer nascerem no mapa normal, porem pra evitar problemas resolvi colocar eles para cair das plantas vitoria-regias, assim posso diminuir e simplificar  o código e evitar problemas de super lotação. Os ovos só pode ser colocados na água onde vão evoluir o nosso bichinho, eles vão evoluir e se tornar quase adultos na água e só vão pra terra quando se tornarem sapos, que alem de ser bem pesados e afundam na água, adoram ficar mergulhados, noa sei porque mas os sapos reais não gostam muito de água, eles respiram pela nara e pele, por isso são terrestres, eles gostam de local bem úmido, o que e uma dica boa pra fazer o ranário,

Lago azul no mapa cheio de vitoria-regias local ótimo pra encontrar os girinos, esta versão eu faço um teste de quanto tempo e melhor para nascimento dos girinos.
Habitate dos sapos


Evolução

Para evitar lotação com o crescimento da papulação cada conjunto de ovos só nasce apenas um sapo, os filhotes devem ser alimentados com insetos ate ficarem adultos e os adultos ate se tornarem domesticados. quando cavar as vitoria-regias pode cair ou não os ovos de sapo, isso e uma questão de sorte, depois basta coloca os ovos na água e aguardar eles virarem embriões, logo apos vão virar girinos assim começa o siclo de cuidados.

Primeira versão dos sapos coloridos.
Sapos mientest coloridos

Servidor

Tem dois servidores de minetest já com este mod o Bigworld e o joseworld_revolution,
ambos são a mesma versão e recomendo muito pra vocês testarem, da pra ter uma noção boa sobre e ate mesmo aprender um pouco mais sobre esse bichinhos.

الجمعة، 25 نوفمبر 2022

Sobre a Allegro biblioteca código aberto

Oque é o alegro

Alegro e uma biblioteca de desenvolvimento Livre e código aberto com um objetivo de distribuição bem flexível entre plataformas, Na criação de videogames ela lida com a criação de recurso de nível baixo pra elaborar janelas, entrada de dados do usuário, desenhar imagens e reproduzir sons e etc, pode usar C++ e outras linguagens, 

imagem amarela com letra em branco escrito alegro e um quadro do jogo mugem cor prata e a direita outra imagem com uma senario de um jogo na neve

Licença

Alegro tem a licença livre e de código aberto, onde sua origem não deve perder suas características originais, e fornecido na condição em que se encontra, e se modificada deve ser entregue de tal forma não se tratar de um copia direta do original. Pelo que percebi quem desenvolve a biblioteca oferece liberdade aos desenvolvedores e garante apenas o original, o que parece obvio, cada um que modificar a biblioteca deve assumir responsabilidades de forma geral do projeto que estiver fazendo.

Projetos feitos com alegro

A maioria dos jogos feitos em alegro são muito simples, porem nada impede do desenvolvedor fazer um jogo bem polido, um ponto muito bom e a possibilidade de criar seu primeiro jogo sem muita burocracia na licença de uso. Existe alguns jogos feitos com ela, os mais conhecidos são feito em mugem que usa a biblioteca e The Mana World(tmw) e um exemplo que jogo bem bonito que nasceu em alegro e depois mudou pra  Athena, SDL e C++, alem de pode jogar online com amigos e se divertir muito no pc baratinho com um jogo de código aberto e diferente de muitos e levado muito a serio. Já MUGEN e um motor de videogame gratuito criado pela Elecbyte e desenvolvido ate o ano de 2003, com o foco em fazer jogos 2d de luta de forma fácil e simplificada com programação em script. Atualmente tem varias versões que pode sem instaladas em Linux, Windows e Android.

Jogos feitos com mugen

Street Fight, Mortal kombat, kof e outros mais. onde o jogador pode tirar, colocar e modificar de forma fácil elementos principais como personagens, cenários, musicas e outros elementos que quiser, da pra colocar no mesmo jogo personagens de universos totalmente diferentes, se caso for estudar e fazer uma versão pode ate implementar outras prontas, desde que esteja dentro das regras das comunidades. O trabalho feito no muge e visto como FunArte e evitar atrito com empresas e comunidades envolvidas.


 Licença cuidados
Mugen a licença era gratuita e proprietária, porem ao se tratar de um projeto abandonado desde a muito tempo ate o momento deste post, a licença não e mais valida como era antes, e cada versão distribuída não e considerada legal, e possível afirmar que e complicado lidar com algo cujo os direitos não são levados em conta na produção de versões, os demais materiais como exemplo os arquivos de imagens também tem seus direitos considerados na ora de trabalhar, principalmente se for extraído do original, como jogos prontos de outras empresa, ou ate mesmo modificações feitas por pessoas da comunidade. Temos então um exemplo que uma licença livre e uma proprietária que pode e se tornar um dia complicado de se tratar, devido sua perda no tempo, isso pode matar um projeto, ou complicar ate mesmo sua condição em desenvolvimento. Mesmo usando uma biblioteca aberta, o jogo pode ser proprietário que foi o caso do mugem no alegro, E uma ótima lib pra ajuda no desenvolvimento de jogos.

Programação

Inicialmente foi criada por Shawn Hargreaves, no intuito de facilitar a criação de jogos, evitando a necessidade do desenvolvedor ter de ler muito sobre API gráfica, com um pouco de conhecimento e possível realizar algo com alegro, porem projetos audaciosos requer mais conhecimento de desenvolvimento na área.o motivo e porque jogos de videogame requer o desafio de fazer a mecânica e visual bem elaborado, e mesmo conhecendo de jogos, e bom saber como eles funcionam na pratica e no codigo.

الاثنين، 14 نوفمبر 2022

Sobre Sistemas de Emuladores

Jogar no emulador

Veja como jogar os jogos de consoles no seu computador ou celular e também algumas particularidades que podem ajudar você entender mais sobre o assunto, nem todos os emuladores são iguais e exigem atenção na hora de escolher um, testei vários e vou passar um pouco do assunto pra vocês criarem seu ambiente digital e executar jogos favoritos pra relembrar os tempo de ouro dos videogames.
Emuladores '

Os emuladores

Os emuladores são uma das forma mais simples de jogar videogames hoje, devido a forma de distribuição de jogos novos e os planos de assinatura bem carrascas que os consoles novos tem, e ate mesmo pela qualidade ruim dos códigos mal polidos a para um hardware focado no lucro, e fácil perceber que qualidade passa longe daquilo que tínhamos na época, mesmo com uma simplicidade no visual os personagens, já escalavam paredes e faziam malabarismo que ate hoje nem todos os novos projetos executam bem, e quando fazem levam o console quase queimar por causa dos processo usando, não e questão de época, e sim de um mercado que piorou significativamente. Os emuladores provam isso, ate pra emular jogos mais antigos mesmo mal otimizados estão batendo de frente e até mesmo superando em termos de qualidade na mecânica simples que tem, em fim uma mídia entregue naqueles tempos eram uma obra concluída.

Dificuldades para emular

Os emuladores pra computadores domésticos são bem mais leves se a geração de videogames for mais antiga, exemplo são os videogames 128bits que ate hoje dão muita dor de cabeça para rodar, devido a requisito de hardware, mesmo se for compatível e uma geração caótica para isso. Ja versões 64bits e anteriores são bem mais simples, com exceção dos que executavam jogos no CD como PlayStation1 e neogeoCD. Porque precisam de recurso extra pra funcionar, e alguns jogos já viam com configuradas por região especificas que precisam de acertos pra rodar bem, e uma detalhe são os controles com analógicos exigidos por alguns jogos que vivem dando problemas.

No Linux e Android🐧

E bem comum encontramos nas distros Linux ferramentas com visual muito amigável e com facilidade s de uso de instalação e configuração que não precisa de estudos avançados e nem comando terminal assim com um sistema facilitado os usuários não precisam mais se limitarem a sistemas fechados. No sistema Android que tem ate no momento o núcleo Linux modificado, e um sistema versátil e simples, agora e possível achar versões mobiles de jogos e programas de computador para usar. Um exemplo são os emuladores acima com versões para cada aparelho.

Jogos 🎮

Os jogos podem sem executados em emuladores a partir da mídia original se for CD ou DVD, porem em caso do cartuchos tem de baixar o jogo em sites de roms, estes sites mantem salvo uma vasta biblioteca de jogos que podem ser baixados facilmente, mantendo assim a salvo essas roms e arquivos bin, ou outros arquivos de jogos como backup para usuários que tem o jogo original, ou ate mesmo versões de teste para quem não tem.

BIOS 🖥

AS BIOS são recursos muito importantes, BlOS(Basic input / Output System), E um
sistema básico torna possível o funcionamento dos videogames e outro computadores, além da BIOS ser necessária para o hardware iniciar , também da suporte ao sistema operacional quando já iniciado e executando. em caso de alguns emuladores e preciso baixar as bios na internet

Instalação e dependências 

A instalação sempre foi simples para maquins windows, porem no linux  e cada vez mais complicado em sistema que não resolvem as problemas de forma automática, assim por falta de uma ou outra dependência alguns programas nem iniciam, Um exemplo podemos sitar e o programa inkscape que na atual versão não salva e nem guarda parâmetros dos projetos por não ter uma dependências especificas. acredito na ideia de que essa dependências deveriam ser resolvidas pelo sistema. Um exemplo notável disso e o sistema que uso BIGLINUX que resolve todos esses problemas de forma automática e sem precisar de escrever códigos na tela do terminal.

Configuração do emulador ⚙

Para configura um emulador e bem simples, porem alguns precisam instalar a BIOS, basta pesquisar e baixar as versões do sistema com a versão e região certa, depois bastar ir ate o menu de configurações e, controle, tela, som,

Videogames de cartucho 💾

Os vídeo games de cartucho são muito simples de emular, devido a boa parte da tecnologia já vir direto no cartucho as rons + emuladores já vem com o necessário funcionar, o mesmo componente que contem recursos de memoria que armazena os jogos pode podendo salvar o jogo e outros recursos. Mesmo sendo eles com acesso a leitura alta, são limitados de tamanho de armazenamento de dados sendo substituídos pelos disco logo em seguida, e como os disco tem limite de regravação, e as vezes nenhum, então os jogos passaram a ser gravados em outro dispositivo, os cartões de memoria.  Uma das coisa mais fascinantes nos videos games de cartucho é a possibilidade de ampliar a grade de recursos implementando eles um chips ou usando conversores e adaptadores abaixo deles, Um exemplo são as tecnologias de jogos em polígonos que o Super Nintendo teve para executar jogos SFX, e o sensor de movimento dos cartuchos do gameboy. Alguns cartucho do Nintendo 8 bit tinha mais recursos, um caso que lembro de um cartucho amarelo que eu tinha do The Ultimate Stuntman que tinha uma chave para trocar de sistema de NTSC E PAL.

Videogames CD 💽

Sem duvida o PlayStation1 ainda e um dos consoles de videogame mais populares em do tipo com um lista imensa de jogos que atende bem a maioria e que reproduzia mídia de CD, era fácil encontrar seus jogos no mercado, devido a forma de distribuição ser fácil e barateada pela pirataria. A popularização do sistema foi certo, não tínhamos dificuldade de encontrar mídia, apesar da qualidade do disco não ser das melhores, por causa o preço algumas ate compensavam, não da pra negar as hora de diversão que tivemos naquela época, já outros só ouvíamos falar, pelo presso e a escassez no mercado nem tivemos a oportunidade de testar, já vi o Dreamcast de longe e era muito lindo de longe, pena que era um peso no bolso na época

Uma pequena lista de Emuladores.

Fceux 💾

Emulador OpenSourcer para o console 8bits da Nintendo muito bom, e fácil de configura, e uma resultado de forcks de vários outros de projetos, o importante e funciona bem.

Fceux



Zsnes e Snes9x💾

São os dois emuladores que mais usei e recomendo, o pessoal gosta e escolher entre eles porem agora que sei que tem uma versão pra Linux do Zsnes, não vejo pro que ficar dividido entre os dois se ambos funcionam muito bem.
Snes9x
Zsnes

ePSXe 💽

Um dos emuladores mais comuns usados para emular o PlayStation1 e o ePSXe, multiplataforma tanto para PC quanto mobile, e bem estável quando o assunto e rodar jogos e reconhecer controles, alem de um visual e menu de configuração bem amigável, A ideia do nome parece muito com o nome do central de mida da sony chamado PSX lançado no japão em dezembro de 2003.
ePSXe

Duckstation 💽

Outro emulador que parece estar no caminho certo, ate agora controle esta bem complicado de configurar nele, e teve bastante erro para configurar os botoes na versão que testei, porem e um dos poucos que tem uma boa responsividade de tela, se adapta muito bem em monitores de alta e também baixa resolução. igual o epsxe foi bem fácil de instalar e configurar, não pesa o computador e a interface bem simples e organizada.
Dusckstation

Controles 🎮 🕹

E possível usar controles Arcade ou no padrão de console nesse emuladores, na falta de um podemos usar o teclado mesmo, que não e muito ergonômico para este fim, mesmo que tenha teclas em excesso para usar algumas manobras em jogo se torna muito difícil de acionar uma sequencia agradável e sem falar na posição  dos dedos que incomodam muito.

Facilidades

Uma das facilidades para instalar emuladores, e utilizar as lojas de instalação, tanto em Android e Linux ter um sistema que possa configura pra você e o melhor caminho. no caso de computadores, quem não usa windows recomendo focar neste ponto, pois e muito trabalhoso lidar com isso via código, pois tem coisas que vai funcionar dependendo destes recursos que na maioria das vezes  são a nível de sistema.

الاثنين، 26 سبتمبر 2022

BigBashView

Sobre o BigBashView

Bigbasview é um Front-end, utilizado pra fazer programas de computador, tornando possível a interação de forma visual no lugar de comandos terminal, o usuário interage com o programa a partir de  uma janela de navegador gerada por ele por meio de linguagem interpretada sem precisar do mecanismos web completos,  assim e exigido o mínimo da maquina para tarefas que poderiam pesar muito, e mais fácil também por não precisar digitar códigos no terminal, com apenas cliques e outras interações possíveis bigbashview se torna poderoso na hora de fazer o visual de projetos simples e avançados sem precisar se limitar na criatividade, Além de ser possível usar no código do programa diversas linguagem como HTML, CSS, javascript, phyton e outras, também da pra usar recursos avançados para agilizar a criação de visual na hora do desenvolvimento.

Extenções HTML
.html |.htm HTML Content
Extenções executaveis
.sh |.run Shell Script
.sh.html|.sh.htm Html Markup
.sh.php PHP Script
.sh.py Python Script
.sh.lua Lua Script
.sh.rb Ruby Script
.sh.pl Perl Script
.sh.lisp Lisp Script
.sh.jl Julia Script

Exemplo de programa feito com Bigbasview

Central de controle do sistema Biglinux

Central de controle do biglinux ubuntu

Instalação

No Biglinux o BigBashView nesta data já vem instalado, porem outros sistemas pode ser  preciso instalar.

Exemplo no Ubuntu 

1 Adiciona a  na lista de pacotes a seguinte linha
deb http://www.biglinux.net/packages jaunty main

2 Depois adiciona a seguinte chave pública
wget http://www.biglinux.net/packages/biglinux.key -O- | sudo apt-key add -

3 Baixa a lista de informação dos pacotes
sudo apt-get update

4 E pra finalizar o comando de instalação
sudo apt-get install bigbashview 
Referencia

Como testar  

A nelhor forma de começar expĺorando um recurso de programação e tentando  fazer um olá mundo, nada mais e que fazer um pequeno programa que mostrar uma mensagem na tela para o programador.

1 Escreva o comando shebang no terminal  #!/bin/bash
2 agora basta colar o comando para escrever na tela o "echo" e entre aspas sua mensagem "Olamundo" Exemplo: echo “Olamundo”

O que é shebang?

O shebang serve para dizer ao kernel "núcleo do sistema" qual será o interpretador que ira executar o código. assim antes do código ser executado seu sistema estará preparado para trabalhar seu código de forma correta.

Como criar o primeiro arquivo de programa

Primeiro temos de criar o arquivo no disco do computador, pra isso e preciso escolher um local apropriado, no meu caso vou colocar no diretório de documentos, pode ser pelo terminal por meio de comandos ou pelo seu gerenciador de arquivos como o Dolphin, o importante criar o arquivo e o nome dele terminar com ".sh" pra ser reconhecido como um executável.

Exemplo no diretorio /home/jose/Documentos/

olamundo.sh

Agora escreva nele, pode ser com qualquer editor de texto ou ate pelo terminal mesmo o seguinte programa, na primeira linha coloca o shebang do interpretador que vai ser o bash, na linha de baixo o "echo" um recursos usado pra escrever na tela, e na frente entre aspas o Olamundo.

#!/bin/bash

echo “ Olamundo”

Depois de escrever salve o documento como o nome e sua extensão "olamundo.sh"

Agora pra executar precisa escrever no terminal o comando chmod que torna o arquivo normal em executável.

chmod +x "localdoarquivo/nomedorquivo"

o meu ficou assim "chmod +x /home/jose/Documentos/olamundo.sh" como eu havia dito salvei o arquivo no diretório Documentos

Feito isso basta executar o programa no terminal com o esguite comando  

Primeiro no inicio da linha o nome bigbashview e depois o caminho do arquivo junto com o nome e extensão .sh

bigbashview /home/jose/Documentos/./localdoarquivo/nomedoarquivo

o meu ficou assim "bigbashview /home/jose/Documentos/olamundo.sh"

 HTML

 Uma forma bem interessante de também fazer e com html, veja como e fácil trabalhar com html no bigbasview

Basta colocar o shebang como mostrei acima, e depois na linha de baixo apos o echo entre aspas  Coloque no lugar do olamundo um código html

#!/bin/bash
echo "
<html>
    <head>
        <title>Ola mundo</title>
    <head>
        <body>
            <h1>Ola mundo</h1>
        </body>
</html>
"

Veja o resultado

Um coisa a entender que a composição abaixo ser trata de duas janelas, só colei uma sobre a outra para ficar tudo numa imagem só.

Bigbashview

 Um exemplo de código simples que fiz pra carregar uma imagem com html e mostra junto com a estrutura básica de titulo e subtitulo

Link do código pra baixar Baixar

Resultado do codigo bigbasview
 Aqui e só o começo, existe muito mais que pode ser feito com bigbashview deixo mais referencias aos projetos do Biglinux que usa muito do bigbasview em seus projetos, obrigado por tudo e bons estudos.

Biglinux github

Blog

Site

الخميس، 6 يناير 2022

BR Delta Force: Urban Warfare Musica

A musica que toca em Delta Force: Urban Warfare

Sempre tive a curiosidade de saber, a mais de de 20 anos eu esperava por isso e finalmente encontrei, sabe aquela musica em loop que toca dentro de um carro, quando você saia de uma casa no jogo Delta Force: Urban Warfare? Nem todos vão lembrar porque este jogo e muito difícil de jogar, igual a muitos jogos da época que exigiam muita concentração e domínio dos dois analógicos, apos morre varias vezes dava para decorar a fase e concluir alguma coisa.
 
 
Delta Force: Urban Warfare imagem

 A musica

O nome da banda que toca a musica se chama  "3rd Strike" uma banda de rapcore do Estados unidos. e a musica que toca no carro se chama "Redemption",
Veja um video do video que achei no youtube.

 
Gameplay que encontrei com a musica
 
#ps1 #psone #deltaforce #redemption #3rd_Strike #josegamestest #jogos #antigos

أرشيف المدونة الإلكترونية