Recent Posts

Bancos de dados, backup, limpeza e compactação em servidores

Cuidados com o bancos de dados

Vou falar um pouco dos bancos de dados, das técnicas de limpeza e backup utilizadas, também sobre a compactação de tabelas para liberar espaço no disco do servidor, Os bancos de dados são muito importantes em servidor, neles estão guardadas informações que precisam ser manipuladas com muito cuidado, sem perder ou excluir de forma acidental ou proposital, evitando causar transtornos no servidor e cliente.
 
banco de dados imagens.png

Banco de dados

Os banco de dados são agrupamentos de dados eletrônicos em maquina, organizados e gerenciados por um sistema de controle sistema de gerenciamento de bandos de dados ”SGBD”, visando manter de forma segura as informações com referencias importantes para futura recuperação. Exemplo de SGBD: Microsoft Access, Libreoffice Base, SQL Server, MySQL , PostgreSQL, 

 

Backup

O backup e o conjunto de procedimentos que copiam um ou mais banco de dados para uma versão de arquivo idêntico em local reservado num determinado intervalo de tempo. Podendo assim realizar sua recuperação e retornar uma versão idêntica de si mesmo no tempo. Com ferramentas de controle, e muito importante para segurança dos dados, assim ajuda garantir uma melhor experiencia no armazenamento informação, uma coisa que chata e perder um dia de trabalho ou pesquisa no final do dia ter uma erro simples.

Onde fazer backup?

Caso o sistema execute localmente ou na internet, não e seguro que uma copia seja armazenada na mesma maquina física que o bando de dados, além de desprotegido a possíveis danos em maquina e também em caso de ataques, o backup do banco de dados não será afetado. Mesmo em pequenos sistemas o cuidado e o mesmo ao lidar com informação, isso torna mais interessante o uso de gerenciadores seguros, de procedência mais transparente, e com um amplo teste, um exemplo disso são sistema mais permissivos, que dão ao cliente a possibilidade de obter uma copia de seus dados, e os descentralizados, eles fica em mais de um servidor, exemplos: Blockchain que presta serviços para financeiros de cripto moedas.

 

Bancos de dados Centralizado e Descentralizado

Os banco de dados centralizados são hospedados e mantidos por um único computador servidor, assim se for de uma empresa ela detêm ou não os dados nele gravado fechado. Se caso houver um problema no servidor provavelmente sistema poderá ser afetado diretamente, tanto em caso queda, quanto ataque malicioso. Por ser de curto alcance pode ser mais vulnerável a um ataque bem orquestrado. Os sistema de backup ficam a confiados ao administrador. Já o descentralizado não tem local único, e distribuído em outras maquinas que servem com nó que contem uma copia dos dados, este pode ficar na mesma região ou em qualquer local do mundo, garantindo assim a estabilidade de uso se caso de um dos nó cair, outro pode servir para uso igualmente. Sendo assim para ter uma perda e preciso algo que ultrapasse os limites das distribuições em geral.

 

Tipos de backup

Os tipo de backups podem diferenciar o resultado na hora de entregar a copia dos dados exemplo backup bem comum e o Local, que feito de uma maquina para um dispositivo USB, Remoto fora da rede em sistemas online, CLOUD serviço que pode ser estendido além de armazenamento oferecido na internet computação em nuvem

 

Técnicas de backup

1 Incremental A primeira copia e completa, e depois e criado copias da primeira versão agora contendo novos novos dados acrescentados, sem precisar mover mais uma copia completa, reduzindo drasticamente o tempo de backup, porem vários arquivos grandes cada vez maiores. Para restaura o backup incremental e preciso o ultimo backup que esta completo e o primeiro, tornando ele mais rápido na hora do backup e mais lento na restauração.

2 diferencial apos criar uma copia completa somente as modificações serão colocadas em novos blocos sem uma copia do primeiro, assim teremos um backup grande e vários pequenos contendo apenas as alterações mais novas. E mais lento no backup porque précias ler todo o banco de dados para salvar apenas as ultimas alterações, porem e mais rápido na restauração, porque somente vai precisa ler o ultimo arquivo.

3 Ja o Delta e um sistema de backup online, que pode usar os dois sistemas tanto diferencial quanto Incremental, pode ser um sistema mais rápido em todos os sentidos, se na hora do backup se usar o incremental, na restauração e rápido pois quanto faz o backup ele usar Hardlink entre cada armazenamento

 

Otimização

A melhor forma de fazer otimização de bancos de dados e utilizando ferramentas de boa qualidade

Exemplo de ferramentas no sqlite e postgresql

VACUUM

O vacuum e uma ferramenta e motor de limpeza em tabelas de bancos de dados, ele busca nas tabelas linhas que tiveram seus dados apagados que ainda não foram removidas, linhas mortas. Então o vacum não comprime seu banco de dados apenas remove linhas não utilizadas. Normalmente a ferramenta que gerencia o banco de dados ja tem um sistema de autovacuum que funciona de forma simples,

VACUUM FULL

O vacuum full deve er usado com muito cuidado porque depois ele remove em duplas as linhas e na hora de organizar pode ficar algumas lacunas que podem atrapalhar no desempenho. Vacuum full e feito na tabela do banco de dados bloqueada e por tanto noa se grava dados nelas enquanto isso, ele comprime mais, porem deve ser usado menos vezes.

VACUUM ANALYZE

E um combinação de dois comandos onde Executa o vacum e depois faz uma analise de cada uma das tabelas selecionadas, sem parâmetros o ANALYZE somente analisa as tabelas, Se caso passar detalhes sobre quais linhas e colunas analisar ele fara somente nelas,

VERBOSE

Mostra resultados com detalhes de cada tabela do banco de dados

 

 Conclusão

Um banco de dados e muito importante para lidar com dados que precisamos guardar para consulta bem organizada e segura, pois tem uns sistema de gerenciamento bem complexo e bem definido para isso, O backup e compactação dos bancos e possível manipulando linhas e colunas das tabelas inclusas nele, onde o backup são copias dos dados para outros localizados em locais seguros e a compactação ocorre quando removemos linhas e colunas vazias que não são utilizadas pelo banco de dados. Este conteúdo foi feito  sob pesquisa razoável que trata do assunto que estou aplicando o resultado em meu servidor.

Pesquisa

SQLITE sqlite

POSTGRESQL postgresql

Nenhum comentário:

Postar um comentário