sábado, 13 de março de 2021

Manjaro dica de como instalar e remover programas

 Instalar e remover programas no Manjaro

Para instalar programas em distro Linux e bem simples, porem ficar só no terminal ate para usuários avançados, dependendo da situação fica massante, dividir atenção prestada aos comando do terminal com a interface gráfica, o que pode ajudar muito são  os programa de gerenciamento de software disponíveis com interface  amigável ao usuário, preparei um lista pequena que ajuda na hora de buscar aquele programa que você precisa instalar no seu computador sem muito complicação.

1 Octopi

O Octopi uma ferramenta de gerenciamento de pacotes com visual simples porem muito útil do Arch Linux, ele consiste num navegador de pacotes instalado e também aqueles prontos para instalar, basta clicar no pacote e escolher o que deseja, se for instalar ou desinstalar, sudo helper, Octopi é o pacote padrão e gerenciador de atualizações em algumas edições do Manjaro, podendo modificar, limpar o cache do sistema onde contem restos não utilizados, e editor de repositório. Para remover com o Octopi e bem simples,  basta fazer uma pesquisar com o nome do programa que precisa instalar, e depois que encontrar basta clicar em desinstalar ou se caso estiver instalado e removido do sistema e possível fazer a reinstalação do mesmo.

octopi linux

2 Pamac

O Pamac  e um gerenciador de pacotes gráficos com suporte Alpm, AUR, Appstream, Flatpak e Snap. Com e possível instalar os programas de forma mais simplificada, para instalar um recurso basta pesquisar na caixa de pesquisa a cima da pagina e clicar em instalar, e possível classificar os resultados de pesquisa de acordo com critérios da busca. Para remover com o Pamac e bem simples, também pesquisa o nome do programa e depois clicar em desinstalar ou reinstalar. caso esteja esteja na lista.

Pacmac pacmac

3Pacman

A alternativa mais poderosa e o Pacman que e utilizado por comando terminal,  Com e possível instalar, atualizar e  permitirá que você consulte o banco de dados de pacotes em busca de pacotes, arquivos e proprietários instalados, ele não faz tudo pelo usuário, entoa comparado a outros alguns recursos dicam de fora.principalmente para rede, com o Pacman a chance de acertar e maior, porque ele roda via terminal assim podendo oferecer uma instalação mais refinada. Para instalar  com o Pacmac e bem simples, basta adicionar a linha de comando de super usuário "sudo" com o nome "pacman -S" e depois o nome do programa para instalar .
sudo pacman -S NOME_DO_PROGRAMA


Para instalar grupo de pacotes gnome usa-se   sudo pacman -S gnome

Para remover programas com o Pacmac, basta adicionar a linha de comando de super usuário "sudo" com o nome "pacman -R" e depois o nome do programa para remover.
sudo pacman -R NOME_DO_PROGRAMA

Existem vários outros programas que fazem o mesmo apena citei 3 deles.

links
Pacman Pamac Octopi
links: pesquisa wikipedia
Pacman PamacOctopi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog