quinta-feira, 29 de julho de 2021

Escolinha de programação

 Escolinha de lua do José

Uma escolinha muito legal para quem gosta de se divertir programando.
Usando as escolinha do Minetest no servidor Bigworld e os mods Messecons, Digiline e Led Marque é possível aprender logica de programação brincando dentro dos servidores.
Com isso tive a ideia de Fazer uma escolinha para os jogadores compartilharem códigos em lua e aprenderem outros mais.

minetest escolinha

Como funciona ? 

O jogador pode fazer projetos no patio da escola e também ler os livros da biblioteca, assim podendo aprendendo com novos modelos e ensinando com os seus também. na porta tem algumas ideias prontas que fiz, o jogador pode ler e executar o projeto. dois exemplo são mostrar as hora numa tela e mostrar o estado de um porta logica quando modificada.

minetest escolinha2
Com um simples código para escrever no " Controlador Lua " e possível mostra data e hora do servidor na tela para os jogadores no Led Marquee, basta pegar os valores de do relógio com este pedaço de código sem as aspas e tera a hora para mostra na tela.

 

"interrupt(5)
dt= os.datetable()
textosaida= string.format("%02i:%02i %s", dt.hour,dt.min,"")
digiline_send("josepainel1",textosaida) "

 

Na primeira linha temos um "interrupt" que faz o código executar com atraso a cada tempo descrito, no caso usei 5. A variável "dt" que recebe os valore de data horas do servidor, a variável "texto saida" que recebe no formato de texto somente as horas "sem a data ", e por ultimo o "digiline_send("","") " que envia uma mensagem para o "josepainel1" que sao as telas do Led Marquee as horas que estão em forma de texto na variável "texto saida".

Veja na foto como ficou a ligação do controlador lua sem o fio azul "Digilines", assim como Arduíno os Mesecons tem um controlador.

Escola minetest

Outro caso e o código que mostra o estado da porta D do controlador lua na tela de lcd.

 

 " interrupt(5)
if (pin.d) then
digiline_send("josetela2","Porta 'D' Ligada")
else
digiline_send("josetela2","Porta 'D' Desligada")
end "

 

Com o código acima e possível ver em tempo real o estado da porta D do controlador lua, Temos mais uma vez um um atraso no interrupt, apos isso  inicia a condicional. Se a porta D estiver recebendo energia, então a "josetela2" ira mostra um menagem "Porta 'D' Ligada", se não,  a "josetela2" ira mostra um menagem "Porta 'D' Desligada". Assim com uma logica simples temos o estado da porta D na tela de lcd.

test de porta logica

Dentro da biblioteca fica os livros com os códigos e mais dica com por exemplo trocar a cor das letras nas placas e etc, com algumas placas fica marcado cada cessão.

test de porta logica

 Sala da diretoria para meu conforto pessoal, e armazenar notas e assuntos pessoais.

minetest gabinete

Primeira sala e aula com carteiras grandes e louça para escrever recados, não e utilizável, mas reforça o visual do ambiente para aprendizado.

Sala de aula

Links: Mesecons   Digilines, Minetest,ContentDB, Videos, minetestdicas, Telegram1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog