الجمعة، 25 نوفمبر 2022

Sobre a Allegro biblioteca código aberto

Oque é o alegro

Alegro e uma biblioteca de desenvolvimento Livre e código aberto com um objetivo de distribuição bem flexível entre plataformas, Na criação de videogames ela lida com a criação de recurso de nível baixo pra elaborar janelas, entrada de dados do usuário, desenhar imagens e reproduzir sons e etc, pode usar C++ e outras linguagens, 

imagem amarela com letra em branco escrito alegro e um quadro do jogo mugem cor prata e a direita outra imagem com uma senario de um jogo na neve

Licença

Alegro tem a licença livre e de código aberto, onde sua origem não deve perder suas características originais, e fornecido na condição em que se encontra, e se modificada deve ser entregue de tal forma não se tratar de um copia direta do original. Pelo que percebi quem desenvolve a biblioteca oferece liberdade aos desenvolvedores e garante apenas o original, o que parece obvio, cada um que modificar a biblioteca deve assumir responsabilidades de forma geral do projeto que estiver fazendo.

Projetos feitos com alegro

A maioria dos jogos feitos em alegro são muito simples, porem nada impede do desenvolvedor fazer um jogo bem polido, um ponto muito bom e a possibilidade de criar seu primeiro jogo sem muita burocracia na licença de uso. Existe alguns jogos feitos com ela, os mais conhecidos são feito em mugem que usa a biblioteca e The Mana World(tmw) e um exemplo que jogo bem bonito que nasceu em alegro e depois mudou pra  Athena, SDL e C++, alem de pode jogar online com amigos e se divertir muito no pc baratinho com um jogo de código aberto e diferente de muitos e levado muito a serio. Já MUGEN e um motor de videogame gratuito criado pela Elecbyte e desenvolvido ate o ano de 2003, com o foco em fazer jogos 2d de luta de forma fácil e simplificada com programação em script. Atualmente tem varias versões que pode sem instaladas em Linux, Windows e Android.

Jogos feitos com mugen

Street Fight, Mortal kombat, kof e outros mais. onde o jogador pode tirar, colocar e modificar de forma fácil elementos principais como personagens, cenários, musicas e outros elementos que quiser, da pra colocar no mesmo jogo personagens de universos totalmente diferentes, se caso for estudar e fazer uma versão pode ate implementar outras prontas, desde que esteja dentro das regras das comunidades. O trabalho feito no muge e visto como FunArte e evitar atrito com empresas e comunidades envolvidas.


 Licença cuidados
Mugen a licença era gratuita e proprietária, porem ao se tratar de um projeto abandonado desde a muito tempo ate o momento deste post, a licença não e mais valida como era antes, e cada versão distribuída não e considerada legal, e possível afirmar que e complicado lidar com algo cujo os direitos não são levados em conta na produção de versões, os demais materiais como exemplo os arquivos de imagens também tem seus direitos considerados na ora de trabalhar, principalmente se for extraído do original, como jogos prontos de outras empresa, ou ate mesmo modificações feitas por pessoas da comunidade. Temos então um exemplo que uma licença livre e uma proprietária que pode e se tornar um dia complicado de se tratar, devido sua perda no tempo, isso pode matar um projeto, ou complicar ate mesmo sua condição em desenvolvimento. Mesmo usando uma biblioteca aberta, o jogo pode ser proprietário que foi o caso do mugem no alegro, E uma ótima lib pra ajuda no desenvolvimento de jogos.

Programação

Inicialmente foi criada por Shawn Hargreaves, no intuito de facilitar a criação de jogos, evitando a necessidade do desenvolvedor ter de ler muito sobre API gráfica, com um pouco de conhecimento e possível realizar algo com alegro, porem projetos audaciosos requer mais conhecimento de desenvolvimento na área.o motivo e porque jogos de videogame requer o desafio de fazer a mecânica e visual bem elaborado, e mesmo conhecendo de jogos, e bom saber como eles funcionam na pratica e no codigo.

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