الثلاثاء، 28 مارس 2023

Como fazer um microfone para youtube em casa

Tutorial microfone para youtubers

Neste tutorial vou ensinar vocês fazerem um bom microfone para usar nos vídeos do youtube, ou qualquer outro projeto, porem diferente da maioria ele tem baixíssima presença de chiado, assim evita fica usando filtro em tratamento, o bom que o áudio não e alterado e pode ter sua voz mais real possível.

Primeiro e bom saber que um bom microfone é um componente essencial para produzir um conteúdo de boa qualidade. Existem vários tipos de microfones, cada um com suas particularidades. vou ensinar fazer um condensador que e mais simples e barato de produzir. a lista e pequena barata e pode ser achada ate na sucata, se não tiver todas as ferramenta pode usar um básica como alternativa.

Ferramentas 

1 Ferro de soda ou estação de solda

1 Esponjas Bucha De Aço Inox para limpar ferro de solda

1 Suporte garra de jacaré pra segura na hora da solda

1 Alicate de corte para cortaras pontas dos fios

1 Um faca ou estilete para decapar o fio

Materiais

1 Pasta de solda

1 Solda de estanho

1 Álcool

Recursos

1 Celular velho ou fone de ouvido com fio

Componentes

1 Eletreto

1 Cabo com malha

1 Pino jack mono ou stereo

Sobre os materiais e componentes

O ferro de solda deve ser de 30w ou 40w, porem eu uso de 70w porque sou bem rápido nos trabalho e o material e bom e não vai queimar fácil, porem se queimar eu uso um sobressalente,

Não uso a esponja vegetal porque tem de molhar com água e isso enferruja demais meus ferros de solda, estou experimentando uma bucha de aço inox.

O suporte jacaré e com pra segura os componentes, porque esquentam demais e podem queimar as mãos na hora da solda.

Alicate pode ser usado pra cortar as pontas dos fios depois de estanhados, assim evita que de curto por causa de sobras, pra decapar pode usar um faca estilete ou ate mesmo um alicate decapador de fios

A pasta de solda ajuda a solda pegar melhor nos componentes e evita a solda-fria, o álcool e para limpar o excesso de pasta de solda que fica nos componentes.

Pra encontra bons eletretos devemos observar os aparelhos de celular e aqueles fones de olvidos com botão de falar no meio, normalmente la dentro daquela capinha do fone tem um eletreto, basta abrir e pegar, ate melhor porque eles vem com uma placa que ajuda na hora de soldar sem precisar arriscar o eletreto.

Pinagem do eletreto e a pinagem do pino

E bom sempre ficar atento a pinagem, o positivo (Hot) e o lado que nao esta conectado a blindagem 

já o negativo (shield) e o que esta conectado, não tem segredo, a parte do fio que tem a malha vai ser soldada no lado negativo pra aterra os sinais de chiado.

Foto Pinagem do eletreto
Imagem com referencia da pinagem do eletreto

Agora veja a pinagem do pino, se caso o pino for mono ou estéreo a pinagem funciona assim, você solda no pino negativo a malha na ponta de cima do fio, porem diferente do mono no estéreo você solda as duas pontas de baixo juntas, assim o áudio sai por igual nos dois canais.
Pinagem do pino p2 mono e estereo
Imagem com referencia sobre a pinagem do pino p2 mono e estereo

Gravei um vídeo completo sobre isso no meu canal com passo a passo de como fazer, e melhor assistir porque tem detalhes passo a passo de como fiz com mais detalhes, e bom que fica conhecendo minha bancada e meu canal.



أرشيف المدونة الإلكترونية