الثلاثاء، 18 أبريل 2023

Cabos Flat PS2 qual comprar

Sobre o cabo Flat da lente do Playstation 2

No Playstation 2 tem vários tipos de cabos Flat, cada um e de acordo com a versão do console projetados para se encaixados bem para possibilitar a lente corre sem problemas. em caso de reparo são bem fácil e baratos de encontrar na internet.

Cabo Flat para ps2
Cabos Flat PS2 L e J

Veja alguns tipo de cabos Flat para ps2

O Cabo flat de dados: Este cabo conecta a placa-mãe do Playstation 2 à lente do console, permitindo a transferência de dados entre eles. O cabo flat de dados é um cabo bem fino, flexível e menos rígidos.

Cabo de alimentação: E cabo que foi feito pra fornece energia à lente do Playstation 2. O cabo de alimentação é geralmente conectado à placa-mãe do console através de um conector de alimentação.

Compre o cabo correto para o modelo certo de Playstation 2 e preciso olhar o modelo porque existem vários tipos de verções dos console e exigem cabos diferentes.

Modelos de cabos 

São  2 modelos de cabos Flat para o Playstation slim: O modelo L e o modelo J. Ambos são cabos flexíveis que conectam a placa-mãe do console à lente, permitindo a transferência de dados entre eles. A principal diferença é a posição dos pinos no conector e o angulo do cabo, um faz um formato de L o ou um tem forma de  J .

O cabo L e usado nos consoles feitos ate o ano de  2004, ja o cabo J e usado nos consoles feitos a partir de 2004. Porem olhar bem o modelo e importante para ter certeza do cabo correto, isso serve para todas as peças dos videogames.

Antes de comprar um cabo flat olhe de baixo do console, nele tem uma etiqueta de identificação que fala sobre o modelo e a serie do console, as vezes os vendedores mostram os modelo compatíveis na descrição do produto, e  o meu por exemplo e um modelo SPCH 90001 do ano 2007 . E importante saber o modelo porque da pra saber a data de fabricação, e claro pra menos duvidas e so ver o formato original do seu cabo. porem em caso de duvida e preciso se informar. Outro ponto e que o alem do formato, os cabos L tem 20 pinos já os modelos j tem 22 pinos.

O modelo do cabo as vezes e mostrado como um modelo para versões anteriores do seu, porem se for do mesmo formato serve, porque as versões de consoles são diferentes mas os cabos são os mesmo, O que muda de um cabo J para outro cabo l e apensa a qualidade do cabo da cola, afinal estes cabos tem um parte que fica colada na blindagem do videogame.

Veja a tabela de consoles e suas verções

Versão Fabricação    Tipo de cabo             Modelo
SCPH-10000 2000 Cabo Flat Modelo L Fat
SCPH-15000 2001 Cabo Flat Modelo L Fat
SCPH-18000 2002 Cabo Flat Modelo L Fat
SCPH-30000 2002 Cabo Flat Modelo J Fat
SCPH-35000 2003 Cabo Flat Modelo J Fat
SCPH-50000 2004 Cabo Flat Modelo J Fat
SCPH-70000 2004 Cabo Flat Modelo J Slim
SCPH-75000 2006 Cabo Flat Modelo J Slim
SCPH-77000 2007 Cabo Flat Modelo J Slim
SCPH-79000 2008 Cabo Flat Modelo J Slim
SCPH-90000 2008 Cabo Flat Modelo J Slim
SCPH-90001 2007 Cabo Flat Modelo J Slim
SCPH-90006 2008 Cabo Flat Modelo J Slim
SCPH-90010 2009 Cabo Flat Modelo J Slim

Passo a passo de como trocar o cabo flat do ps2
1 Desligue o console da tomada e retire todos os cabos conectados a ele.
2 Remova os parafusos na parte de baixo do consoe.
3 Retire a tampa superior do console 
4 Localize o cabo flat que liga a placa-mãe do console ao leitor de discos.
5 Desconecte cuidadosamente o cabo flat da placa-mãe e do leitor de discos. Para fazer isso, use um par de pinças ou uma ferramenta similar, para soltar os clipes que mantêm o cabo no lugar.
6 Insira o novo cabo Flat no conector da placa-mãe e no conector do leitor de discos, certificando-se de que está inserido completamente.
7 Recoloque a tampa superior do console e aperte os parafusos na parte de trás.
8 Conecte todos os cabos e ligue o console à tomada novamente.

Espero ter ajudado para mais dica siga o blog josegamestest

الثلاثاء، 4 أبريل 2023

Mods Minetest

Por que estou vendendo mods

A muto tempo tenho feito mods para servidores fechados de minetest, agora estou fazendo alguns mods gratuitos e outros pagos, porque isso?

mod minetests

josegamestest.itch.io

Eu sei que e muito bom receber coisa gratuitamente e que o foco e so a diversão e tal, porem percebo o esforço pra fazer o básico, imagina algo mais avançado, trabalho pra me manter e não tenho muito, se preciso eu estudo e me esforço pra fazer o que posso, eu sei que nem todos vão apoiar isso, mas entendo, a realidade não funciona pra todos da mesa forma. O conhecimento e as habilidades que adquirir para desenvolver o seu são valiosos e fruto de um esforço significativo. Isso significa que a dedicação de tempo e recursos para adquirir essas habilidades, portanto, é justo que seja remunerado por isso. nem que seja para ajudar com o que der. A criação em fazer um trabalho requer tempo e esforço. Se tem criando um código personalizado para uma ou mais pessoas, está sendo investindo tempo no desenvolvimento do projeto, testes e correções de erros. Além disso, também precisou gastar tempo para estudar e pesquisar para criar. Pode ter habilidades e conhecimentos que outras pessoas não têm, o que faz do trabalho uma opção valiosa para aqueles que precisam de ajuda em suas próprias atividades. O valor do trabalho pode ser atribuído à experiência, especialização, tempo de trabalho e resultados anteriores. As ferramentas e softwares utilizados para desenvolver um código geralmente têm um custo. Esses custos podem incluir a aquisição de hardware, software, manutenção e atualizações. É justo que auguem ajude com uma parte desses custos quando solicita algo. O código criado tem pouco valor para o cliente pis muitas vezes se semelham muito as outros ja existentes, mas pode ajudá a atingir objetivos de negócios ou diversão, melhorar processos ou fornecer soluções para problemas específicos.

Em resumo, é importante que seja justo consigo mesmo e estabeleça um preço para dividir os custo do trabalho. Considere todos os fatores que mencionei acima, a demanda pelo trabalho, sua experiência e esforço para definir preços. 

الثلاثاء، 28 مارس 2023

Como fazer um microfone para youtube em casa

Tutorial microfone para youtubers

Neste tutorial vou ensinar vocês fazerem um bom microfone para usar nos vídeos do youtube, ou qualquer outro projeto, porem diferente da maioria ele tem baixíssima presença de chiado, assim evita fica usando filtro em tratamento, o bom que o áudio não e alterado e pode ter sua voz mais real possível.

Primeiro e bom saber que um bom microfone é um componente essencial para produzir um conteúdo de boa qualidade. Existem vários tipos de microfones, cada um com suas particularidades. vou ensinar fazer um condensador que e mais simples e barato de produzir. a lista e pequena barata e pode ser achada ate na sucata, se não tiver todas as ferramenta pode usar um básica como alternativa.

Ferramentas 

1 Ferro de soda ou estação de solda

1 Esponjas Bucha De Aço Inox para limpar ferro de solda

1 Suporte garra de jacaré pra segura na hora da solda

1 Alicate de corte para cortaras pontas dos fios

1 Um faca ou estilete para decapar o fio

Materiais

1 Pasta de solda

1 Solda de estanho

1 Álcool

Recursos

1 Celular velho ou fone de ouvido com fio

Componentes

1 Eletreto

1 Cabo com malha

1 Pino jack mono ou stereo

Sobre os materiais e componentes

O ferro de solda deve ser de 30w ou 40w, porem eu uso de 70w porque sou bem rápido nos trabalho e o material e bom e não vai queimar fácil, porem se queimar eu uso um sobressalente,

Não uso a esponja vegetal porque tem de molhar com água e isso enferruja demais meus ferros de solda, estou experimentando uma bucha de aço inox.

O suporte jacaré e com pra segura os componentes, porque esquentam demais e podem queimar as mãos na hora da solda.

Alicate pode ser usado pra cortar as pontas dos fios depois de estanhados, assim evita que de curto por causa de sobras, pra decapar pode usar um faca estilete ou ate mesmo um alicate decapador de fios

A pasta de solda ajuda a solda pegar melhor nos componentes e evita a solda-fria, o álcool e para limpar o excesso de pasta de solda que fica nos componentes.

Pra encontra bons eletretos devemos observar os aparelhos de celular e aqueles fones de olvidos com botão de falar no meio, normalmente la dentro daquela capinha do fone tem um eletreto, basta abrir e pegar, ate melhor porque eles vem com uma placa que ajuda na hora de soldar sem precisar arriscar o eletreto.

Pinagem do eletreto e a pinagem do pino

E bom sempre ficar atento a pinagem, o positivo (Hot) e o lado que nao esta conectado a blindagem 

já o negativo (shield) e o que esta conectado, não tem segredo, a parte do fio que tem a malha vai ser soldada no lado negativo pra aterra os sinais de chiado.

Foto Pinagem do eletreto
Imagem com referencia da pinagem do eletreto

Agora veja a pinagem do pino, se caso o pino for mono ou estéreo a pinagem funciona assim, você solda no pino negativo a malha na ponta de cima do fio, porem diferente do mono no estéreo você solda as duas pontas de baixo juntas, assim o áudio sai por igual nos dois canais.
Pinagem do pino p2 mono e estereo
Imagem com referencia sobre a pinagem do pino p2 mono e estereo

Gravei um vídeo completo sobre isso no meu canal com passo a passo de como fazer, e melhor assistir porque tem detalhes passo a passo de como fiz com mais detalhes, e bom que fica conhecendo minha bancada e meu canal.



الجمعة، 17 فبراير 2023

Console fantasia

O que é consoles fantasia 

Uma das cosas boas que já fizeram foi os consoles fantasia, são maioria inspirados em computadores de 8 bits exemplo os MSX, Atari 800, TK-80, ZX Spectrum entre outros. Porem não se trata de maquinas fisicas, simulam um tipo de sistema parecido, criado para funcionar como se tivesse um computador virtual completo.trazendo um experiencia parecida, possibilitando programar e desenvolver jogos completos com o intuito de oferecer um ambiente Old-School, cada tipo de maquina funciona em plataformas variadas, alguns em mais de uma como Linux, Windows, Android, macOS, html e outros. Em questão de acessos uso o TIC-80 que e gratuito e bem permissivo, ate o momento desta postagem, já o Pico-8 e Pago.

Console fantasia imagem TIC-80

Variedades

Por muito tempo achei que existia somente 2 consoles, o TIC-80 e o Pico-8, porem tem vários outros do tipo. Exemplo: O  LIK O-12 que e gratuito em LÖVE escrito em linguagem lua licença bem permissiva ate o momento desta publicação. O Bitsy e feito em HTML5, gratuito e com licença iguais o LIK O-12,  temos também os Lowresnx,  GameShell, GB Studio, GB Studio 2, Love-Potion, Sonic Pi, Bosca Ceoil, Famitracker. Sempre estão saindo novos consoles, muitos inspirados nas versões já existentes, porem nem todos são voltados apenas fazer jogos, pode ser usado para outros coisas como fazer musicas, desenhar ou vem com varias ferramentas integradas. Uma coisa muito importante a considera e que esse consoles ajudam muito novos desenvolvedores entender como tudo funcionava nos antigos computadores, e assim aprender varias técnicas avançadas de criação otimizadas, e também trazer uma ideia de nostalgia para aos desenvolvedores de sistemas de um determinada época.

Tamanho

Apos ver o tamanho de uma rom dos consoles de videogames antigo, resolvi buscar novas rons de consoles pra comparar, estava intrigado em como criaram algo tão completo era feito com pouco consumo. Um coisa que notei e o fato do jogo ser escrito por completo e tudo ser calculado para encaixar nas limitações da época. Os sprites nem sempre eram imagens completas, para gerar um imagem eram usados vários pedaços montados e desdobrados, apos isso eram colorindo a partir de uma tabela de cores bem definida. Em fim são muitos recursos que eram necessários para encaixar cada peça no devido lugar. e ter um resultado bem definido. mitas vezes boa parte da tecnologia estavam nos cartuchos.

Os cartucho virtuais 

Os cartucho virtuais e o nome que se da ao arquivos que contem todos os elementos necessários para e executar o jogo, normalmente cada console virtual tem sua própria extensão de arquivo e limite para dados armazenados neles, significa que o desenvolvedor tem um desafio que e o limite imposto pelo aplicativo na hora de fazer o código e armazenar junto com outros dados.

tic-80 cartucho
TIC-80 cartucho

Como funciona

Vou mostra umas ideias simples dos primeiro passo usando o TIC 80, Alguns dos comandos são os mesmo do linux então não tem erro,

TIC-80

Primeiro recomendo baixar o aplicativo no link do tic80 dependendo do sistema se for linux recomendo pegar na loja de aplicativos que e mais simples e mais fácil. No Linux versão manjaro instalei o programa com flatpack, então os cartuchos salvos ficam na pasta abaixo, pode varia em cada tipo de pacotes.

/home/nomedosusairo/.var/app/com.tic80.TIC_80/data/com.nesbox.tic/TIC-80/

A tela tem um limite de resolução de 240x136 e suporta ate 256 cores, inclui um editor de código, de esprites, de mapas e um sintetizador de música. oferece suporte para vários controles e exportar jogos para várias plataformas, incluindo Windows, MacOS, Linux, iOS e Android. Outro link também que recomendo e da documentação, assim da pra aprofunda mais um pouco no que se trata. Apos instalar o TIC-80  abra o aplicativo pelo menu iniciar, abrira uma janela com um terminal roxo, escreva nele o comando help version, veja o resultado compare com a versão, se for muito antiga e preciso atualizar.

Primeiro cartucho

Criando um cartucho  new lua nomedocartucho.tic

Salvando um cartucho save nomedocartucho.tic

Carergando cartucho load nomedocartucho.tic

Na versão que estou usando 1.0.1 estou escrevendo o código da seguinte forma no computador

Primeiro recurso que abre e o console virtual então, aperto o botão do teclado ESC do teclado e para entra no editor de código, apaguei tudo e escrevi apenas as parte com meus dados e os dados do jogo e também a versão, a licença sendo mit pra seguir o padrão do TIC-80.

-- title:   jose teste
-- author:  jose anastacio (josegamestest)
-- desc:    codigo mensagem
-- site:    josegamestest.com.br
-- license: MIT License (change this to your license of choice)
-- version: 0.1
-- script:  lua

Na segunda parte do código fiz algo simples, tudo esta bem comentado, e o resultado logo mostra uma mensagem na tela e com um boneco em sima que anda, fiz bem parecido com a versão demo do código porque ainda não sei muito.

t_x=240 --tamanho da largura da tela 
t_y=136 --tamanho da altura da tela 

sprite=0 --ID do sprite
pos_x=t_x/2 --posciao x
pos_y=t_y/2 --posicao y
cor=1 --idex de cor trasmparencia
scala=1 --fator ampliar
flip=0 --espelhar
rot=0 --rotacao
scal_w=1 --scala largura
scal_h=1 --scala altura

function TIC()
	cls() --limpa tudo
	
	--sprinte 
	spr(
        sprite,
        pos_x,	pos_y/2,
        cor,
        scala,
        flip,
        rot,
        scal_w,scal_h
	)
	--logica movimento com totao
	if btn(0) then pos_y=pos_y-1 end
	if btn(1) then	pos_y=pos_y+1 end
	if btn(2) then pos_x=pos_x-1 end
	if btn(3) then pos_x=pos_x+1 end
	
	--string ola mundo
	local mensagem="Ola Mundo"
	--calc tamanho da mensagem
	local width=print(mensagem,0,-6)
--	mosra a mengem centralizada
	print(mensagem,(240-width)//2,(136-6)//2)
end --fim de codigo

Apos escrever salva com CTRL +S e depois entra no console escrever RUN para iniciar

Com tempo da pra fazer muita coisa, fazendo este código ja aprendi usar o editor de sprites o terminal e também o editor de textos do TIC-80, existem mais coisas porem tudo a seu tempo.

Este e apenas um exemplo, recomendo escolher bem, pois cada sistema tem suas facilidades, Estou aprendendo o TIC-80. Quero fazer meu cartucho de jogo quando der XD.

الاثنين، 16 يناير 2023

Blender editando texto em 3d

Texto 3d

Texto 3d são texto tem mais de duas dimensões contendo  largura altura e profundidade, a melhor forma de fazer e usando uma ferramenta de modelagem, e renderização 3D de preferencia gratuito e de código aberto, que permita criar o modelos 3D, adicionar efeitos visuais, entre outras coisas sem dor de cabeça. Uma das características mais importantes e poder escrever seu texto ver o resultado na medida de escreve. assim evita ter de refazer tudo de novo, veja agora como fazer texto 3d no Blender.

Texto 3d com Blender

Com o Blender, você pode criar texto 3D utilizando o modo de edição de texto. Isso permite que você digite o texto que você precise e transforme em objeto 3D. não tem segredo, pra isso você abre um cena 3d normal e adicionar o objeto de texto, depois entre no modo de edição e escreva o texto que precisar. para fazer engrossar ou afinar seu texto você pode modificar alguns parâmetro nas propriedades do objeto na aba de geometria. exemplo o entrude que estica o texto para o fundo deixando em 3d e mais longo.

Edição

O alinhamento do texto pode ser feito em paragrafo e alinhamento, em horizontal, pode ser colocado a direita esquerda centro justificado e etc. o alinhamento vertical pra colocar o texto no topo, centro ou base.

A fonte e bem simples, e  pra ficar mais  personalizada tem de ser adicionada pro fora, baixando um arquivo .ttf e adicionar. pra isso basta expandir fonte, clicar na pasta na frente de regular e buscar o arquivo de fonte no computador na janela que abrir, isso ajuda muito fazer textos com formatos bem diferentes, e ate mesmo cortados riscado em 3d.  Depois de criar o texto, você pode aplicar materiais, iluminação e efeitos para dar vida ao texto. Além disso, você também pode animar o texto, adicionando movimento e dinâmica a ele.

Renderizar o texto 

Renderizar um modelo ja em 3D consiste em você transformar o modelo pronto em imagem ou vídeo. Para renderizar um modelo 3D em Blender, siga os passos.

Vá para a aba Render no painel lateral esquerdo e escolha o tipo de saída desejado. Se você quer salvar o modelo como uma imagem, escolha Single Image, se você quer salvar o modelo como um vídeo, escolha vídeo sequence. Selecione as configurações de renderização desejadas, isso inclui coisas como resolução, formato de arquivo, taxa de quadros se for para vídeos e etc. Escolha o motor de renderização desejado. Clique em render para iniciar o processo de renderização. Isso pode levar algum tempo, dependendo do tamanho e complexidade do modelo e das configurações de renderização escolhidas. Quando o processo de renderização estiver concluído, a imagem ou vídeo resultante será salva no local especificado nas configurações de renderização. Se você não estiver satisfeito com o resultado, pode fazer ajustes nas configurações de renderização e renderizar novamente. É importante lembrar que o processo de renderização pode ser muito exigente para o seu computador, especialmente se você estiver trabalhando com modelos muito complexos ou altas configurações de renderização. Certifique-se de ter uma máquina potente e suficiente memória para evitar travamentos e problemas de desempenho.

Foto letras 3d blender

Agora e só escolher uma fonte de sua preferencia, o texto pra colocar e partir praticando sempre, pesquise tutoriais na internet, busque conteúdo e exemplo e tente fazer igual, isso ajuda muito exercitar o uso da ferramenta.


الأربعاء، 11 يناير 2023

Desenhar no celular gratuito

Desenhado no celular

Olá pessoal, mais um bom dia para aprender algo novo pra celular, uma coisa e certa todos tem um em casa, mesmos que seja para jogar, ou para comunicar com amigos e parentes. Assim fica mais fácil porque e um aparelho que esta presente, basta baixar os apps sem ter de investir por fora. Uma forma mais fácil e gratuita de aprender desenhar ou fazer artes completas sem pensar em tecnologias absurdas, vou falar da minha experiencia e algumas coisa que você pode fazer agora sem dor de cabeça.

Desenho no celular

Eu sempre quis uma forma simples de desenhar em computador, porem o mouse e do lado direito e eu sou canhoto, me faltava então uma mesa digitalizadora, ou usar programas avançados, sempre usei vetores ate aprender algumas coisa, deve ser bem simples desenhar com uma ferramenta de mãos, porem não tenho como dizer porque ainda não tive oportunidade de ter uma, recentemente testei dois programas muito legais para desenhar no meu celular, fiz algumas artes bem simples e gostei do resultado, da pra fazer pixel-art e muito mais, algo bem legal é que tudo é grátis, e fácil de instalar ?
Sempre que meus sobrinhos vem me visitar desenhamos muito no papel e no computador, e uma tarefa divertida e bom pra passa o tempo, então resolvi tentar algo novo, me faltava ainda testa isso no celular.

Experimentos

Na questão de sensibilidade ao toque ate agora a melhor porção pra desenho são as telas capacitivas, porque funcionam com qualquer objeto que tenha carga elétrica sobre elas, assim os dedos ja oferecem uma boa capacidade de desenho, porem as pontas dos dedos tem um área muito grande e também não da variação de pressão, diferente disso eu vi nas pesquisas sobre as canetas de desenho que elas podem pode fazer , Essa telas são bem diferentes das resistivas que funcionam na base da pressão, por serem menos sensíveis e ficam com uma limitação muito grande na hora de puxar os traços. Não e sem por cento, porem já ajuda intender um pouco deste universo. 

Zoom técnica

Passando o dedo na tela normal e fazendo os traço tudo fica meio difícil de acertar, e conseguir colocar tinta nas áreas certas fica mais complicado ainda, pra facilitar uso o zoom bem alto, da pra fazer o desenho bem grande e detalhar tudo mais certo. Ainda acho bem incomodo, porem e uma experiencia boa e gratuita que vale a penas testar.

Tanto para Android quanto Iphone tem vários apps que podem ajudar muito, são gratuitos e vem com uma quantidade de recursos muito avançados, tem vários tipos de canetas ponta e pontas mais grossas, com vários tipos de traços desde o mais fino ao mais grosso, no caso de uma caneta profissional pode ter variações de pressão, mas e algo que tem de ser visto funcionando  pra afirmar.

Recursos do celular

Não vou falar nomes mas já adianto que da pra fazer arte com o celular sim, uma coisa que ainda não testei foi uma caneta de marca, porem já fiz muita caneta em casa que ate deu pra perceber um pouco de qualidade, porem não e la grande coisa. Algo bom de se prestar atenção e na sensibilidade da tela e nos recursos físicos do celular exemplo: o tamanho da tela e também o processador as memorias, Isso afeta demais a experiencia. Um celular que roda jogos da pra fazer mais que você pode imaginar, a parte gráfica mesmos e muito boa e robusta. 

E ai da pra começar agora e fazer arte no celular ? Acho que sim, afinal se não precisa comprar nada então custa nada tentar.

الأحد، 8 يناير 2023

Mod para construtores profissionais de minetest.

MoreBlocks mod para construtores profissionais


Sobre o assunto

Os servidores de minetest sempre tem mods que expandem a criatividade dos construtores, levando em conta que para construir em jogo de mundo aberto e preciso adiciona uma variedade de novos tipos de blocos e recursos necessários pra o jogador fazer o que achar melhor. Aumentando a grade de recurso do jogo básico poderemos fazer estruturas mais detalhadas e atraentes. Além disso dependendo do bloco que os jogadores usarem nas suas estruturas, terá uma aparência mais natural e realista. Uma vez que o jogo e muito básico não tem tanto recursos, cada mod adicionado conta muito, porem tem um limite pra tudo nesse munto, ir alem dos limites da ferramenta te seus ponto de risco, um servidor lotado pode ser perigoso ate para o banco de dados e atrapalhar a experiencia do usuário. vamos ver agora um pouco sobre isso.

O MOD

Um mod que não pode faltar nos servidores e que eu uso muto e o MoreBlocks, Este alem de colocar novos blocos o tipo as rampas e as escadas, o jogador pode cortar as faces dos blocos e fazer versões de cada um dos blocos padrões do Minetest, Entre a grande variedade de novos blocos que adiciona, como vidros coloridos, plataformas, degraus e muito mais.Alguns dos blocos têm propriedades especiais, como a capacidade de se conectar a outros blocos de maneira diferente ou de refletir a luz de maneira diferente, 

Melhor que receita

A forma e a mais simples de todos, exemplo, jogador ao contrario de produzir tudo na base de receitas, aqui basta fazer a bancada com a cerra para executar tudo, uma vez que iremos cortar os blocos, então o jogador precisa posicionar os blocos dentro da mesa e cortar um por um, assim tanto fica fácil quanto o jogador pode ficar com as sobras dos cortes.

Uma coisa que achei bom também e que pra cada tipo de forma que o jogador precisar, tem um corte especifico e posicionamento depois, tanto pra fazer diretamente quanto combinando cada bloco um do lado do outro no chão, assim temos varias possibilidades novas, exemplo e fazer telhados, formas geométricas novas combinando cada encaixe dos blocos cortados com outros diferentes ou do mesmo tipo.

Minetest já tem porem e pouco

O minetest já tem escada o básica, porem vem pouco bloco, então com novos blocos e novos cortes da pra fazer suas escada da forma que quiser, o único problema que achei foi o fato do mod substituir as escada padrão, seria bom ou não mexer, ou então substituir tudo de uma vez como faz os mods de fazenda, assim não fica duvida por que e tudo seria feito sem precisar de ajustes.

Exemplo e o uso do register_stair_alias e o register_stair_alias_force, isso não acho legal, seria bom ter suas próprias escadas, sem precisar destes ajustes e emenda forçada.

Pra fazer ruas no jogo e bem complicado, pois as subidas ficam quadradas como escadas, as rampas tem dois tipos, um tipo que apenas faz um inclinação completa, e outras duas que completam a primeira porem mais baixas, assim o jogador pode fazer a rampa mais inclinada, forçando menos o visual das subida.

Uma coisa bem legal e que o jogador pode combinar madeiras e fazer um novo tipo de recurso pra construção, algo bem xadrez vede de cactos ou ate mesmo de madeiras diferentes, ou fazer uns tijolos tipo parede sem reboco, e bem legal pois da pra fazer muros e paredes com visual diferente

Os cortes dos blocos

Uma coisa que já fiz muito e fazer cortes bem finos nos blocos e construir cerâmicas e materiais macios para tapetes, fica ruim pra colocar algo por cima, mas se não for colocar da pra fazer decorações básicas que no final melhora e muito o visual das casa e prédios, se caso tiver que colocar cerâmica no banheiro esta e um boa sujestão.

Em resumo

o MoreBlocks é um mod muito útil e versátil para jogadores de Minetest que desejam expandir as suas opções de construção e adicionar mais detalhes.

أرشيف المدونة الإلكترونية