الخميس، 22 ديسمبر 2022

Um pouco sobre PNGTube e mais algumas ideias legais pra usar

Estou testando fazer PNGTube

Proposta

"Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje eu trouxe uma postagem muito legal. Vou evitar falar sobre conteúdo em si, porem vou mostra um vídeo que usei com animações de imagens em formato PNG. Estou testando fazer a animação acontecer de acordo com minha fala, achei muito simples de gravar o vídeo, porem o personagem e mais difícil de construir, usei vários frames renderizados com Blender para tentar passar um visual igual do meu canal do youtube, e a qualidade das animações fica incrível mesmo com apenas poucos frames pra cada expressão.

Foto png_tube com texto png_tube em vermelho e um personagem do canal josegamestest

Um pouco do que e PNGTube

Pra quem não sabe o PNGTube e um recurso de animar uma avatar a partir de  imagem onde ela se comporta como um personagem na historia que se passa em vídeo, focado muito no publico mais jovem, exemplo você pode fazer uma historia e contá-la com seu personagem na tela, A maioria tem Minecraft como fundo do vídeo, eu resolvi apelar e fazer um avatar e colocar no lugar da minha webcam, e ate gostei.

Nem tudo são flores

Na hora de gravar e bom ficar atento nas mudanças, como estou fazendo agora não sabia fazer as mudança na hora certa, devido a pouca experiencia, porem acho que da pra pegar o jeito rápido, no começo deu umas atraso, mas no final alguns ficaram ate sincronizados, da pra colocar humor, tristeza, medo e outras coisa, o mais legal que gostei e que o personagem anima e acordo com a minha intensidade de áudio do microfone, tudo acontece na hora e em tempo real.

Programa bom

O programa usado foi o VeadoTube, foi o melhor ate agora pra fazer 2d, da pra gera seu avatar fora e importa com ele, não e apenas programa, e sim uma coleção de ferramentas muito boa, pode haver muitos por ais bons, porem o que mais deu certo foi este.

Espero que essas informações sejam úteis! Se você tiver mais dúvidas ou precisar de mais ajuda, sinta-se à vontade para perguntar. Então, se vocês quiserem saber mais sobre essa ideia loca a partir do PNGTube, é só assistir o vídeo. Vamos lá?



Jogos estilo Subway Surfers corrida infinita (runner) alternativas

Um pouco sobre jogos do tipo runner

De onde vem a fama

Os jogos do tipo corrida infinita (runner) estão em alta a um bom tempo, a ideia não e nova porem tem alguns que se destacaram. São um tipo de jogos de plataforma e ação,  o jogador precisa corre constantemente para a direita ou pra frente e precisa evitar obstáculos, tem vários item pra serem  coletando pelo caminho. Esses jogos geralmente e preciso fazer uma boa pontuação enquanto corre por o maior tempo que conseguir. Essa  mecânica ficou popular em jogos de dispositivos móveis, e pode ser encontrada outros jogos de outras plataformas, como exemplo os consoles e computadores. Ela tem sido utilizada em diversos gêneros de jogos como os de de ação, plataforma, tiro e até mesmo estratégia. Os jogos de corrida infinita tendem a ser simples e acessíveis, mas também podem ser desafiadores para os jogadores que buscam superar suas próprias pontuações e se comparar com outros jogadores. Eles podem ser uma opção divertida e viciante com desafios rápidos e dinâmicos. Veja alguns na lista.

Jogos runner image direita temple runner e esquerda subway surfers


Jogo2d 

Canabalt (2009) e o Monster Dash são jogo de plataforma simples, no qual quase sempre tem a mesma ideia, o jogador controla um personagem e tem de faze-lo pular e evitar obstáculos enquanto a câmera se move para a direita de forma contínua alguns inclui um sistema de recompensas diárias, que permite ao jogador desbloquear novos personagens, decorações de cenários e power-ups.

Jogo 3d

O jogo Temple Run foi um dos primeiros jogos de corrida infinita a se tornar popular no mercado de dispositivos móveis. Lançado em 2011, inspirou muitos outros jogos no mesmo gênero, incluindo o Subway Surfers. O jogador controla um personagem que tenta escapar enquanto corre pra frente. O jogador deve evitar obstáculos, coletar moedas e power-ups, e tomar decisões rápidas para aumentar a pontuação. Apesar de ter sido um dos primeiros jogos de corrida infinita, Temple Run ainda é muito popular e recebe atualizações regulares com novos conteúdos e desafios. Além disso, o jogo também foi adaptado para outras plataformas, como consoles de videogame e dispositivos de realidade virtual.

Mods

O Subway Miner é um mod para o jogo de construção e sobrevivência chamado Minetest. Ele adiciona elementos de um jogo de corrida infinita, permitindo que os jogadores controlem um personagem que tenta escapar de um trem enquanto corre por um túnel subterrâneo. inclui elementos comuns aos jogos de corrida infinita, como obstáculos que o jogador deve evitar e power-ups que podem ser coletados durante a corrida. Além disso, ele permite que os jogadores personalizem seus personagens com itens e roupas diferentes. E opcional para o Minetest e pode ser baixado e instalado pelos jogadores que desejam adicionar essa funcionalidade ao jogo. Ele é um exemplo de como os elementos de corrida infinita podem ser incorporados a outros jogos e gêneros.

Conclusão

Jogos de corrida infinita pode ser uma maneira divertida e desafiadora de passar o tempo. Oferecem uma mecânica simples mas acessível e são uma opção útil para aqueles que procuram desafios rápidos e dinâmicos. Além disso, os jogos de corrida infinita têm uma variedade de gêneros e estilos, o que os torna acessíveis a um amplo público. No entanto, é importante lembrar de se exercitar moderação ao jogar esses tipos de jogos. É importante fazer pausas regulares e garantir que a atividade de jogo não interferirá na vida diária ou nas responsabilidades. Além disso, é importante lembrar de se divertir e não se pressionar demais para atingir objetivos ou superar pontuações.

Inteligencia artificial como foi minha experiencia com ChatGPT da OpenAI

Estou testando a OPENAI ChatGPT

Estou testando a OPENAI, e logo meu primeiro teste tentei chegar nas bordas da situação, sem ir muito a fundo fiz perguntas e tentei ser bem transparente, percebi que existe grande facilidade em ser quebrada, uma vez que preciso treinar-la pra alcançar algum resultado, porem mesmo com treinamento constante  os acertos são difíceis e com varia anomalias.

Imagem de um fundo amarelado e o rosoto de um robo representando a IA

Toda vez que eu tratar de  "Inteligencia Artificial", utilizarei o termo IA ou AI.

Um pouco sobre IA e o porque da fama

A inteligência artificial (IA) é um campo da tecnologia dedicado em criar sistemas de computador capazes de realizar tarefas que normalmente requerem pessoas inteligentes, como raciocinar, aprender e tomar decisões. se tornou cada vez mais popular e está presente em muitas áreas, como assistentes de voz, sistemas de recomendação e até mesmo carros autônomos. Um dos principais motivos da fama é o avanço tecnológico, que está permitindo que os sistemas de IA sejam cada vez mais poderosas e capazes de realizar tarefas complexas. está sendo amplamente utilizada em várias indústrias, como saúde, transporte e finanças, o que a torna mais visível para o público em geral. Pode ajudar a resolver alguns dos problemas mais pressionantes do mundo de hoje, como a mudança climática, a falta de recursos e a crescente complexidade das sociedades humanas. A IA pode ajudar a analisar grandes quantidades de dados e tomar decisões mais precisas e rápidas do que os humanos, o que pode ser particularmente útil em situações críticas. Além disso, a IA também pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas e permitir que os humanos se concentrem em tarefas mais criativas e complexas, o que pode melhorar a eficiência e a produtividade em várias indústrias. Bom pelo menos esta e a proposta ate agora. 

No entanto, é importante lembrar que a IA também traz algumas preocupações e desafios. Uma das principais preocupações é o fato de que a IA se propõem eventualmente superar a inteligência humana e criar riscos para a segurança e a privacidade. Além disso, a IA também pode criar desigualdades econômicas se não for usada de maneira responsável e justa. Portanto, é importante considerar cuidadosamente os prós e os contras da IA e garantir que ela seja usada de maneira responsável e ética, conhecendo um pouco da natureza humana e dificuldade considera essa parte.

Em resumo, a inteligência artificial está se tornando cada vez mais famosa nos dias de hoje devido ao avanço tecnológico e à sua capacidade de ajudar a resolver alguns dos problemas mais pressionantes do mundo, e fazendo as pessoa acreditar em sua promessa a partir dos resultados em sua prestação de serviços. No entanto, é importante considerar cuidadosamente os prós e os contras.

O começo

Fiquei uns minutos e já percebi as falhas na IA, o que e obvio, com 5 perguntas o sistema quebrou me integrando resposta com muitas contradições, travamentos constantes, 8 a cada 10 perguntas ela parava de escrever do nada. O negocio e pensa fora da caixa e não tropeça nos termos, na hora de escrever tem de ser especifico e entregar detalhes a nível do assunto, acredito que teremos pessoas que simplesmente serão ignoradas pela IA na hora de ajudar resolver problemas, estou naquele ponto que ela a diz não poder resolver o problemas e dar apenas da uma sugestão, porem a sugestão dela caba sendo o código completo e as vezes com erro, em casos mais complexos que e a maioria das vezes não entregou quase nada.

Vou mostra aqui os resultados dos meus estudos neste tempo aqui neste blog, porem já adianto que e preciso ensinar mais que aprende com essa engenhoca. Este e o foco.

Limites

A primeira coisa que percebi foi a presença de chats separados, achei estranho e logo percebi que pra cada chat tenho de passar um treinamento diferente, e cada treinamento e difícil de contornar, a dificuldade maior e que a própria IA tem Muita dificuldade em se adaptar, veja o exemplo

1 Tem acesso a internet?

Perguntei no primeiro chat se ela poderia resolver um assunto na internet, ela disse não ter acesso a internet, depois passei um link e pedi pra falar sobre, ela me entregou resposta sobre se contradizendo, obvio que ela pode ter acesso a internet, depois fiz alguns testes e deram positivo ao que eu já suspeitava, alem de ter acesso a internet, agora ela pegar e resolvia problema com conhecimento adquiridos da mesma forma. resumo talvez não tinha e nem me recomendou tentar nada a respeito, tive de mostrar a possibilidade pra então receber algum resultado.

2 Dificuldade de se adaptar 

Fiz novos teste de assuntos parecido, um exemplo e o "bigbasview", que foi tratado como a interface de renderização e tudo bem ate aqui, porem no ouro chat ela já respondeu outra coisa, se referiu assim,  "Desculpe, mas eu não estou familiarizado com o termo "bigbashview". É possível que você esteja se referindo ao BigBlueButton, que é uma plataforma de videoconferência.." detalhe neste segundo chat ela já havia me recomendado o BiBLueButton para fazer manutenção em servidor e implementar recurso pra isso, o que não me parece certo, pois se trata de uma plataforma de videoconferência. ou seja se for treinada pra uma tarefa especifica, tem dificuldade de se adaptar a tarefas similar, eu acredito ate que esteja apenas forçando o uso de um recurso especifico no qual já foi treinada.

3 Parando sempre

Pedi para escrever alguns mods de minetest, ela entregou bons mods porem simplesmente ela parou de escrever o código varias vezes, e quando questionei o porque travava tanto, recebi a resposta que ela não travava, simplesmente parava de escrever o código quando não estava achando um resultado logico para o problema. Porem isso ai e desculpa, pra mim se não deu resultado e porque não soube fazer ainda, mesmo insistindo por horas não fez o código completo que pedi.

4 Falando em inglês

Sempre que pergunto logo me responde em português, porem quando passei uma fonte de dados para ser usado como referencia escrito em inglês na internet, ela me deu a resposta também em inglês, quando questionada me respondeu que se eu quero respostas em português devo perguntar em português, sendo que estava perguntando em português, e o link estava a duas mensagens anteriores.

Acredito que não resolve muito, da pra fazer muita coisa fácil exemplo do código que coloquei no Github de grava áudio no terminal com BASH

Feitos recente

Consegui fazer 3 mods para o servidor josewolrd do Minetest,escrevi um gravador de áudio no terminal, escrevi alguns códigos em html e mais informações detalhadas sobre duvidas e pesquisas.

Conclusão

Vi que a OPENAI pode ser muito boa, da pra fazer atividades muito interessantes ate mesmo pra o aprendizado e bom experimentar, por ter uma biblioteca de recursos pode ser mais rápido que buscadores algumas situações exemplo: avaliação de desempenho e geração de conteúdo. percebi que o usuário precisa ensina-la o caminho, porem com tempo chegam os resultados, e para projetos avançados e bom ir com calma, se fazer e difícil treinar uma IA pra fazer e mais ainda. O melhor e ir testando e achando o uso pra suas real necessidade.

O ChatGPT pode ser testa e quem sabe ate usado como  ferramenta para criar sistemas e assistentes de chat, chatbots e outras ferramentas de conversação, Com este modelo pode ser capaz de gerar respostas naturalmente escritas e pode ser integrado facilmente em aplicativos e sistemas através de sua API, o modelo pode ser muito útil se testado quem sabe até  usado em muitas áreas, incluindo atendimento ao cliente, apoio técnico e treinamento.

الثلاثاء، 6 ديسمبر 2022

Como jogar com sapo no Minetest

 

Sapo do minetest

Parece que temos o primeiro anuro do Minetest, Eu sempre quis fazer um bichinho que poderia nascer, crescer e se tornar adulto, esse sapinho e tipo isso ele tem metamorfose quase completa que sendo implementada, totó e o nome do primeiro do tipo a pisar em servidor. São simpáticos e inofensivos, me inspirei diretamente no sapo do minecraft. eu quero fazer eles diferente porem resolvi tratar com igual, pelo fato do meu servidor ser muito parecido com minecraft, 

Imagem de um sapo no mapa com um jogador vestido de preto

Anuro

Os anuros são membros de grupos de anfíbios com vida aquática e terrestre, eles nascem na água e quando crescem sofre metamorfose e na vida adulta se tornam terrestres. Os sapos são exemplo de animais que pertencem a classe deles, nascem na água na forma de ovos, que se tornam pequenos embriões, depois viram girinos, passa por uma fase com calda e pernas e no final se tornam sapos na faze adulta. Abaixo temos uma simples ilustração das fases do sapo no começo e são ovos, embrião, girino, sapo jovem com calda e por ultimo na faze adulta de torna um sapo. Resolvi colocar este material complementar pra ajudar no  aprendizado, sempre tive muita curiosidade neles e achei uma boa oportunidade pra realizar isso. 

Uma imagem contendo o ciclo da metamorfose do sapo e da rã no crescimento

Vídeo Animação

Nascimento

Estava pensando em fazer nascerem no mapa normal, porem pra evitar problemas resolvi colocar eles para cair das plantas vitoria-regias, assim posso diminuir e simplificar  o código e evitar problemas de super lotação. Os ovos só pode ser colocados na água onde vão evoluir o nosso bichinho, eles vão evoluir e se tornar quase adultos na água e só vão pra terra quando se tornarem sapos, que alem de ser bem pesados e afundam na água, adoram ficar mergulhados, noa sei porque mas os sapos reais não gostam muito de água, eles respiram pela nara e pele, por isso são terrestres, eles gostam de local bem úmido, o que e uma dica boa pra fazer o ranário,

Lago azul no mapa cheio de vitoria-regias local ótimo pra encontrar os girinos, esta versão eu faço um teste de quanto tempo e melhor para nascimento dos girinos.
Habitate dos sapos


Evolução

Para evitar lotação com o crescimento da papulação cada conjunto de ovos só nasce apenas um sapo, os filhotes devem ser alimentados com insetos ate ficarem adultos e os adultos ate se tornarem domesticados. quando cavar as vitoria-regias pode cair ou não os ovos de sapo, isso e uma questão de sorte, depois basta coloca os ovos na água e aguardar eles virarem embriões, logo apos vão virar girinos assim começa o siclo de cuidados.

Primeira versão dos sapos coloridos.
Sapos mientest coloridos

Servidor

Tem dois servidores de minetest já com este mod o Bigworld e o joseworld_revolution,
ambos são a mesma versão e recomendo muito pra vocês testarem, da pra ter uma noção boa sobre e ate mesmo aprender um pouco mais sobre esse bichinhos.

أرشيف المدونة الإلكترونية